Pesquisa-ação crítico-colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15814Palavras-chave:
Aquecimento Global, Clima, RedesResumo
O presente projeto de extensão tem como objetivo principal estabelecer um trabalho de pesquisa-ação crítico-colaborativa em rede, entre os membros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Disseminação do Ensino de Ciências e Biologia e da Educação Ambiental (Seminare) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), formado por professores, graduandos e pós-graduandos, e professores de outras universidades públicas do Paraná, tendo como temática integradora “Educação Ambiental e Mudanças Climáticas”. Nos dois primeiros anos do projeto, os participantes trabalharam três metas principais: 1. Diagnóstico das concepções e práticas de “Educação Ambiental e Mudanças Climáticas”; 2. Realização de eventos, estudos e discussões; 3. Contextos, problemáticas e intervenções em espaços diversos. A análise das ações e reflexões indicam que os participantes do projeto e o público beneficiário ampliaram de forma crítica suas concepções e práticas em relação à crise climática.
Downloads
Referências
ABREU, Cleirianne Rodrigues de.; MIRANDA, Sabrina do Couto de.; DE CARVALHO, Plauto Simão. Análise das Publicações Brasileiras sobre Educação Ambiental com Enfoque na Temática Mudanças Climáticas. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, p. 1744-1763, 2019. Disponível em: (PDF) Análise das Publicações Brasileiras sobre Educação Ambiental com Enfoque na Temática Mudanças Climáticas (Analysis of Brazilian Publications on Environmental Education with Focus on Climate Change Issues) (researchgate.net). Acesso em 10 abr. 2023.
ANTONIO, Juliana Mara; KATAOKA, Adriana Massaê; NEUMANN, Patrícia. Macro-Trends in Brazilian Environmental Education: some reflections based on Morin's theory of complexity. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p.1-15. 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/14287.
Acesso em 5 jun. 2023.
ARTAXO, Paulo. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 100, p. 53-66, 2020. DOI: 10.1590/s0103-4014.2020.34100.005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/178752. Acesso em: 23 jun. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CLIMAINFO. É necessária mudança urgente e transformadora para limitar o aquecimento global, afirma Relatório Síntese do IPCC (AR6). ClimaInfo, 19 mar. 2023. Disponível em: https://climainfo.org.br/2023/03/19/ipcc-cinco-verdades-sobre-a-crise-climatica. Acesso em: 6 ago. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, Mariana, Bruck; BENAC, Raquel Moniz; FREIRE, Laisa Maria. A contribuição da Educação Ambiental para discussão das mudanças climáticas: um estado da arte das pesquisas em Ciências Ambientais e em Educação em Ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia - SP. Anais [...] , 2015. p. 1-9.
IPCC. Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, p. 35-115, doi: 10.59327/IPCC/AR6-9789291691647. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/syr/downloads/report/IPCC_AR6_SYR_LongerReport.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.
JACOBI, Pedro Roberto. Mudanças climáticas e ensino superior: a combinação entre pesquisa e educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5JtnTPB8mgdCWmq7F89wLfC/. Acesso em: 11 ago. 2023.
JACOBI, Pedro Roberto; GRANDISOLI, Edson; TOLEDO, Renata Ferraz. Aprendizagem social, mudanças climáticas e sustentabilidade. In: JACOBI, P. R.; GRANDISOLI, E.; COUTINHO, S. M. V.; MAIA, R. A. M.; TOLEDO, R. F. (orgs). Temas atuais em mudanças climáticas: para os ensinos fundamental e médio. São Paulo: IEE – USP, 2015. Disponível em: Versão pdf do arquivo omp, Gerenciar editora, TEMAS ATUAIS EM MUDANCAS_CLIMATICAS_on-line_DOI(1).pdf (usp.br). Acesso em: 11 ago. 2023.
JESUS, Denise Meyrelles; VIEIRA, Alexandro Braga; EFFEGEN, Ariadna Pereira. Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica: em busca de uma Epistemologia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 771-788, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/YcsgqggBZ49hHSggcX96sjj/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 jun. 2023.
JOLY, Carlos Antônio; QUEIROZ, Helder Lima de. Pandemia, biodiversidade, mudanças globais e bem-estar humano. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 100, p. 67-82, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/178754. Acesso em: 27 jun. 2023.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico. Educação em Revista,
n. 3, p.73-88, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe3/a06nspe3.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.
MAGNO, Carlos Lima; COSTA, Francisco Alexandre da; BORBA, Giva Luiz. A educação em mudanças climáticas: uma abordagem interdisciplinar. Holos, n. 32, v. 4, p. 176-188, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950. Acesso em 28 jun. 2023.
MELO, Alessandro; RIBEIRO, Débora. As potencialidades da pesquisa colaborativa na formação de professores. Cadernos da Fucamp, v. 18, n. 34, p. 1-17, 2019. Disponível em: AS POTENCIALIDADES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Cadernos da FUCAMP. Acesso em 1 de ago. 2023.
NOBRE, Carlos Afonso; MARENGO, José. Antônio (orgs). Mudanças Climáticas em rede:
um olhar interdisciplinar. São José dos. Campos, SP: INCT, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322592026_Mudancas_Climaticas_em_Rede_U m_olhar_interdisciplinar. Acesso em 27 jun. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor-pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, v. 5, n. 1. Itajaí, jan./abr., p. 09-22, 2005.
SAHEB, Daniele; RODRIGUES, Daniela Gureski; MASSAÊ KATAOKA, Adriana; ANTONIO, Juliana Mara. Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental: um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 291–310, 2021. DOI: 10.14295/remea.v38i3.13322. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13322. Acesso em: 2 jul. 2023.
SANT’ANA, Beatriz Jaqueline; ALVES, João Amadeus Pereira. Análise em anais do ENPEC sobre a abordagem Mudanças Climáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019.
TAMAIO, Irineu. Educação ambiental e mudanças climáticas: diálogo necessário num mundo em transição (Parâmetros e diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas causadas pela ação humana). Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2013.
UNESCO. Getting every school climate-íeady: how countíies aíe integíating climate change issues in education. UNESCO, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.54675/NBHC8523. Acesso em: 2 ago. 2023.
ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Educação em Mudanças Climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada. Terrae Didatica, v. 18, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671305. Acesso em: 13 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.