O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSFORMADORAS PARA ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Claudison Rodrigues de Vasconcelos, Irineu Tamaio

Resumo


A visão preponderante na ciência do clima admite que o aquecimento global é um fato e vem ocorrendo pela ação da atividade humana. O desafio para o enfrentamento das causas e das consequências das Mudanças Climáticas é imensamente complexo. E para a Educação Ambiental (EA) parece ser mais ainda, na medida em que a compreensão do fenômeno Mudanças Climáticas é algo distante, difícil, abstrato, deslocado no tempo e longe no espaço. A chave para formulação e implementação de políticas públicas de EA em tempos de mudança climática deve estar centrada nas mudanças e transformações humanas, propondo alternativas para o modelo e a cultura materialistas que colocam em risco a humanidade. Nesse sentido, a EA tem um papel importante, sobretudo na iminente revisão do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Dessa forma, o
Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) tomou a iniciativa de elaborar um documento e apresentá-lo para discussão, de tal forma que reflita a posição da política pública de EA quando se depara com o tema Mudanças Climáticas Globais. A partir deste documento, na esfera das questões climáticas, o DEA acredita que poderá contribuir para que as ações e projetos de EA no Brasil aprimorem a sua postura de questionar e propor superações à visão hegemônica de um modelo de
desenvolvimento que aposta no crescimento desenfreado e na superutilização do meio ambiente.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; Política Pública; Educação Ambiental; Mudanças Climáticas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3409

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