MUDANÇAS CLIMÁTICAS, MUDANÇAS GLOBAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Antônio Fernando Guerra Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC
  • Pedro Jacobi Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina.
  • Samia Nascimento Sulaiman Universidade de São Paulo.
  • Tiago Nepomuceno Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3397

Palavras-chave:

mudanças climáticas, crise ambiental, educação ambiental.

Resumo

Os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC (Intergovernamental Panel Climate Change – IPCC,), a divulgação pelas mídias de alguns de seus dados e cenários futuros quanto ao aumento dos gases do efeito estufa (GEE) e o aquecimento global, os desastres ambientais revelam diferentes cenários, caso medidas não sejam tomadas pelos governos e sociedade. Não há mais argumentos científicos negando que um dos agentes dessas mudanças é o próprio ser humano. Diante dos efeitos dos fenômenos naturais, convém à espécie humana, também aos pesquisadores/pesquisadoras e educadores/educadoras ambientais, um olhar mais atento sobre os efeitos e vulnerabilidades a que todos estamos expostos diante das mudanças climáticas globais, e os desafios que se colocam aos educadores para conter e minimizar a crise ambiental que vem acelerando essas mudanças. O artigo conduz a uma análise e reflexão sobre a abordagem das questões das mudanças climáticas, a necessidade da formação da consciência crítica que nos remete à reflexão e ação sobre os fatos, para transformar essa realidade, em vez da paralisação diante deles. Comenta como o tema vem sendo discutido na prática educativa em diferentes países, na Educação Ambiental brasileira e define alguns pontos necessários a uma proposta educativa que transversalize as questões das mudanças climáticas no currículo escolar, nos processos de formação inicial e continuada, e nas práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernando Guerra, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC

Doutorado em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, em Itajaí - SC, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS.

Mais informações: Currículo Lattes

Pedro Jacobi, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina.

Doutor, Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da Universidade de São Paulo, Líder do TEIA-USP, Laboratório de Educação e Ambiente.

Samia Nascimento Sulaiman, Universidade de São Paulo.

Mestre em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Membro do TEIA-USP, Laboratório de Educação e Ambiente.

Tiago Nepomuceno, Universidade de São Paulo.

Mestrando em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Membro do TEIA-USP, Laboratório de Educação e Ambiente.

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

Guerra, A. F., Jacobi, P., Sulaiman, S. N., & Nepomuceno, T. (2013). MUDANÇAS CLIMÁTICAS, MUDANÇAS GLOBAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3397

Edição

Seção

Artigos