MUDANÇAS CLIMÁTICAS, MUDANÇAS GLOBAIS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Antônio Fernando Guerra, Pedro Jacobi, Samia Nascimento Sulaiman, Tiago Nepomuceno

Resumo


Os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas - IPCC (Intergovernamental Panel Climate Change – IPCC,), a divulgação pelas mídias de alguns de seus dados e cenários futuros quanto ao aumento dos gases do efeito estufa (GEE) e o aquecimento global, os desastres ambientais revelam diferentes cenários, caso medidas não sejam tomadas pelos governos e sociedade. Não há mais argumentos científicos negando que um dos agentes dessas mudanças é o próprio ser humano. Diante dos efeitos dos fenômenos naturais, convém à espécie humana, também aos pesquisadores/pesquisadoras e educadores/educadoras ambientais, um olhar mais atento sobre os efeitos e vulnerabilidades a que todos estamos expostos diante das mudanças climáticas globais, e os desafios que se colocam aos educadores para conter e minimizar a crise ambiental que vem acelerando essas mudanças. O artigo conduz a uma análise e reflexão sobre a abordagem das questões das mudanças climáticas, a necessidade da formação da consciência crítica que nos remete à reflexão e ação sobre os fatos, para transformar essa realidade, em vez da paralisação diante deles. Comenta como o tema vem sendo discutido na prática educativa em diferentes países, na Educação Ambiental brasileira e define alguns pontos necessários a uma proposta educativa que transversalize as questões das mudanças climáticas no currículo escolar, nos processos de formação inicial e continuada, e nas práticas sociais.

Palavras-chave


mudanças climáticas; crise ambiental; educação ambiental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3397

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