2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA)

					Visualizar 2017: Edição especial: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA)
Publicado: 2017-09-26

Editorial

Artigos

  • Quais seriam as Questões Globais que desafiam a Educação Ambiental? Para além do modismo, uma análise sistemática e uma visão sistêmica

    Carlos Hiroo Saito
    4-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7138
  • O ProNEA como Política pública: a Educação Ambiental e a arte do (re)encontro

    Antonio Fernando Silveira Guerra, Raquel Fabiane Mafra Orsi
    25-39
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7140
  • A crise climática, a onda conservadora e a Educação Ambiental: desafios e alternativas aos novos contextos

    Gustavo Ferreira da Costa Lima
    40-54
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7141
  • Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior

    Ivo Dickmann
    55-70
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7142
  • Educação Ambiental na Escola: reflexões sobre os trabalhos apresentados no XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental

    Josmaria Lopes de Morais, Solange Reiguel Vieira
    71-85
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7143
  • Educação Ambiental extra-fronteiriça: fenomenologia da festa do Brasil e Japão

    Lucia Shiguemi Izawa Kawahara, Michèle Sato
    86-102
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7144
  • Decolonizar o pensamento: apontamentos e entrelaçamentos epistêmicos com a Educação Ambiental

    Martha Ferreira Tristão, Rosinei Ronconi Vieiras
    103-117
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7145
  • Alternativas para processos formativos de Educação Ambiental: a proposta da “(Com)Vivência Pedagógica” diante de grandes e radicais desafios

    Mauro Guimarães, Vicente Paulo dos Santos Pinto
    118-131
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7146
  • Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)

    Vanessa Marion Andreoli, Marília Andrade Torales Campos
    132-149
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7147
  • Narrativas de Resistência: ensinamentos do caso Guarani e Kaiowá para uma Educação Ambiental Intercultural

    Ana Júlia Barros Farias Zaks, Ana Tereza Reis da Silva
    150-169
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7149
  • Reflexões sobre a Política de Educação Ambiental no Paraná: resultados e impasses

    Maria Arlete Rosa, Ana Carolina Rubini Trovão, Wanderléia Aparecida Coelho
    170-190
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7150
  • A contribuição da complexidade de Morin para as pesquisas em Educação Ambiental

    Daniele Saheb, Daniela Gureski Rodrigues
    191-207
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7139
  • Tendências epistemológicas e metodológicas nas pesquisas em educação ambiental na América Latina: discutindo as produções Brasil-México

    Vilmar Alves Pereira, Michèle Sato, Márcia Pereira da Silva
    208-227
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7195
  • Representações sociais de ambiente de professores, funcionários e alunos numa escola privada de Pitanga – PR

    Marcos Freitas, Daniel Mazurek, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso
    228-242
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7304
  • Limites e potencialidades de um núcleo de agroecologia no ambiente educacional de um campus de ciências agrárias

    Luciana Maria de Lima Leme, Ademir de Lucas, Marcos Sorrentino
    243-260
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7305
  • Educación Ambiental y Ecociudadanía: un proyecto ontogénico y político

    Lucie Sauvé
    261-278
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7306