Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná)

Autores

  • Vanessa Marion Andreoli Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7147

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Desenvolvimento comunitário local

Resumo

O artigo discute possíveis contribuições da Educação Ambiental nos processos de desenvolvimento de comunidades, voltando-se para as práticas pedagógicas dos professores que atuam nos colégios estaduais do campo localizados no entorno das Unidades de Conservação da Ilha do Mel/PR. Com o objetivo de analisar a relação entre a Educação Ambiental, o currículo e o desenvolvimento comunitário local, a pesquisa foi construída a partir da metodologia da triangulação de dados tanto para a coleta quanto para a análise, qualitativa e dialética da realidade. Como principais resultados, aponta-se que os professores, apesar de envoltos por diversas e complexas problemáticas como a alta rotatividade docente e precárias condições de trabalho, tendem a valorizar a cultura, os saberes e a natureza da Ilha na sua prática pedagógica de Educação Ambiental. The article discusses possible contributions of Environmental Education in the processes of community development, turning to the pedagogical practices of teachers who work in state camp colleges located around the Conservation Units of Ilha do Mel/PR. With the objective of analyzing the relationship between Environmental Education, curriculum and local community development, the research was constructed from the methodology of data triangulation both for the collection and for the qualitative and dialectical analysis of reality. As main results, it is pointed out that teachers, despite being surrounded by diverse and complex problems such as high teacher turnover and precarious work conditions, tend to value the culture, knowledge and nature of the Island in its pedagogical practice of Environmental Education.

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Biografia do Autor

Vanessa Marion Andreoli, Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral

Professora da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Doutora em Educação, Mestre em Sociologia, Especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Pedagoga.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Ciências da Educação. Mestre em Educação e Pedagoga.

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Publicado

2017-09-26

Como Citar

Andreoli, V. M., & Campos, M. A. T. (2017). Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 132–149. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7147