Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7142Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pós-Graduação, Licenciatura, Formação de educadoresResumo
o presente artigo reflete sobre os desafios político-pedagógicos da formação de educadores nas universidades brasileiras, especialmente nos cursos de licenciaturas e na pós-graduação em educação – lato e stricto sensu –, tensionado a formação inicial com a formação continuada e permanente dos educadores licenciados, em vista de sua preparação para o desenvolvimento de uma práxis em educação ambiental na escola e no ensino superior. Acentua-se, ao final do texto, a educação ambiental como uma pedagogia da (in)disciplina ambiental para a crítica ao atual modelo de escola e de engavetamento dos conhecimentos, além de criticar a possibilidade de termos na educação formal uma disciplina Educação Ambiental, como é o caso da PLS 221/2015. This article reflects on the political-pedagogical challenges of the formation of environmental educators in brazilian universities, especially in the licenciate’s degree and postgraduate courses in education – lato and stricto sensu –, bringing the initial training with continued and permanent formation of licenciates educators, in view of their preparation for the development of a praxis in environmental education at school and in higher education. At the end of the text, emphasis is placed on environmental education as a pedagogy of environmental (in)discipline to criticize the current school model and to improve knowledge, as well as to criticize the possibility of having an Environmental Education discipline in formal education, as is the case of PLS 221/2015.Downloads
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