Alternativas para processos formativos de Educação Ambiental: a proposta da “(Com)Vivência Pedagógica” diante de grandes e radicais desafios

Mauro Guimarães, Vicente Paulo dos Santos Pinto

Resumo


A atual crise do capital materializada por inúmeros problemas socioambientais coloca inúmeros desafios para educação ambiental em todos os espaços da sociedade contemporânea. No que se refere a escola, esta conjuntura impõe a necessidade de se ir além da inserção da dimensão da temática ambiental numa perspectiva metodológica interdisciplinar. Para tanto, ressalta-se o papel de uma formação de educadores comprometidos, como militantes radicais da causa ambiental, como “sujeitos ecológicos” transformados e transformadores, dinamizadores de movimentos sociais contra hegemônicos em suas esferas de atuação. Diante disso, este artigo tem como objetivo central discutir possíveis alternativas da educação ambiental no contexto desses grandes desafios postos aos sistemas de ensino e à formação de professores no Brasil contemporâneo. Dá-se ênfase a proposta de articulação da “(Com)Vivência Pedagógica” com epistemologias que possam favorecer a formação de sujeitos dinamizadores de processos de transformação individual-coletiva da realidade em que vivemos.

The current crisis of capital materialized by numerous socio-environmental problems poses numerous challenges for environmental education in all spaces of contemporary society. With regard to school, this situation imposes the need to go beyond the insertion of the dimension of the environmental theme in an interdisciplinary methodological perspective. For this, the role of a formation of committed educators, as radical militants of the environmental cause, as transformed and transforming "ecological subjects", is a role of social movements against hegemonic in their spheres of action. Therefore, this article has the main objective to discuss possible alternatives of environmental education in the context of these great challenges to the systems of education and teacher training in contemporary Brazil. Emphasis is given to the proposal of "Pedagogical Compatibility" with epistemologies that may favor the formation of subjects that are dynamic in the process of individual-collective transformation of the reality in which we live.

Palavras-chave


Educação ambiental; Formação de professores; (Com)vivência Pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7146

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Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.