A produção de teses e dissertações sobre as mudanças do clima no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14884

Palavras-chave:

Mudanças ambientais globais; Estado da arte; PPGEA

Resumo

Neste artigo apresentamos o atual estado da arte da produção de dissertações e teses acerca das mudanças climáticas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Primeira formação stricto senso do Brasil na área da Educação Ambiental, os dados revelaram que três pesquisas abordaram o tema: duas teses e uma dissertação. Esses são dados apreendidos após uma busca junto ao sítio eletrônico do PPGEA, bem como ao repositório científico da universidade, entre os anos de 1994 e 2021. Tabulados a partir de uma metodologia qualitativa, esses dados permitem a construção de uma série de nexos interpretativos que evidenciam uma síntese entre o perfil do referido programa, e o seu universo de produção em relação ao tema das mudanças ambientais globais.  Por fim, a intuito é contribuir para a identificação do acúmulo já existente, bem como as possibilidades de inserção do clima nesse que é um programa de pós-graduação histórico para a Educação Ambiental (EA) do país. Proposta que colabora, da mesma forma, a uma discussão de caráter amplo quanto ao posicionamento da EA no contexto dos debates climáticos na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Felipe Nobrega Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Docente do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG)

José Vicente de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Doutor em História (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG).

Alessandra dos Santos Araújo, Universidade Federal do Sergipe

Doutora em Ciência da Informação (UNB). Docente Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Sergipe (UFSE).

Gabriel Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação Ambiental (PPGEA-FURG). Docente da Rede Municipal de Ensino de Alvorada e Cachoeirinha (RS).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Ferreira, F. N., Freitas, J. V. de, Araújo, A. dos S., & Silva, G. F. da. (2022). A produção de teses e dissertações sobre as mudanças do clima no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 185–205. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14884

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental