A produção de teses e dissertações sobre as mudanças do clima no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14884Palavras-chave:
Mudanças ambientais globais; Estado da arte; PPGEAResumo
Neste artigo apresentamos o atual estado da arte da produção de dissertações e teses acerca das mudanças climáticas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Primeira formação stricto senso do Brasil na área da Educação Ambiental, os dados revelaram que três pesquisas abordaram o tema: duas teses e uma dissertação. Esses são dados apreendidos após uma busca junto ao sítio eletrônico do PPGEA, bem como ao repositório científico da universidade, entre os anos de 1994 e 2021. Tabulados a partir de uma metodologia qualitativa, esses dados permitem a construção de uma série de nexos interpretativos que evidenciam uma síntese entre o perfil do referido programa, e o seu universo de produção em relação ao tema das mudanças ambientais globais. Por fim, a intuito é contribuir para a identificação do acúmulo já existente, bem como as possibilidades de inserção do clima nesse que é um programa de pós-graduação histórico para a Educação Ambiental (EA) do país. Proposta que colabora, da mesma forma, a uma discussão de caráter amplo quanto ao posicionamento da EA no contexto dos debates climáticos na contemporaneidade.
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