Justiça Climática:

Como as mudanças do clima vem afetando a vida da etnia Terena do Município de Aquidauana -MS

Autores

  • Elisangela Castedo Maria Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Heitor Queiroz de Medeiros UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO https://orcid.org/0000-0001-5313-1811

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15439

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Justiça Climática. Calendário Tradicional.

Resumo

Procuramos nessa pesquisa, entender se e como as mudanças climáticas têm afetado a vida e cultura da etnia Terena; assim como buscamos valorizar e aprender com intuito de contribuir na ótica da Justiça Climática e Educação Ambiental numa perspectiva decolonial. A pesquisa foi ancorada no método da história oral com entrevista não estruturada como ferramenta. A comunidade Terena ainda pratica na medida do possível técnicas sustentáveis aprendidas no decorrer das gerações, pois as mudanças climáticas têm interferido bastante na prática e produção da agricultura familiar, ou roça como chamam. Mesmo tendo essa dificuldade, não desistiram da relação harmônica com o meio ambiente porque entendem que a natureza é a mãe que supre todas suas necessidades de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisangela Castedo Maria Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduada em biologia e professora da educação básica desde 1995. Especialista em manejo de recursos naturais e gestão escolar. Mestre em ensino de ciências, doutoranda em Educação (UCDB) e professora da UFMS desde 2007.

Heitor Queiroz de Medeiros, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, 2017-2018. Doutorado em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 1979-1982 e Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (FUCMAT) 1983. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2013-Atual) como docente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, tendo coordenado o programa entre 2014-2018, sendo atualmente vice-coordenador desse programa, onde também é coordenador da Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena (2021-Atual).

Referências

BRAND, Antônio. História oral: perspectivas, questionamentos e sua aplicabilidade em culturas orais. Revista de História Unisinos, vol.4, nº 2, São Leopoldo, RS, 2000. 195-227 p.

DIEGUES, Antônio Carlos S. Etnoconservação da natureza: enfoques alternativos. In: DIEGUES, Antônio Carlos S. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: USP, 2000. p. 1-46.

GUIMARÃES, Mauro; MEDEIROS, Heitor Queiroz de. Outras epistemologias em Educação Ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, edição especial, p. 50-67, jul. 2016.

GODOY, Arilda schmidt. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.3, Mai./Jun. São Paulo, 1995.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília, DF: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MARIN, José. Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber local e saber universal, no contexto da globalização. Visão Global, Joaçaba, v. 12, n. 2, p. 127-54, jul./dez. 2009.

MEDEIROS, Heitor Queiroz; SATO, Michèle Tomoko. Educação ambiental intercultural no Estado do Acre, Amazônia Brasileira. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 35, n. 2, p. 211-9, July/Dec. 2013.

MEDEIROS, Heitor Queiroz; Ramires, Lídio Cavanha. Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te’yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática. Revista Ambiente & Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG v. 27, n. 2; dezembro de 2022

NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. Saberes Indígenas e Educação Ambiental: Aprendendo com os Terena da Aldeia Lagoinha no município de Aquidauana – Mato Grosso do Sul. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2021.

OLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges; SATO, Michèle. Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras. Ambiente & Educação, Rio Grande, RS, v. 11, n. 1, p. 125-37, 2006.

PLANELLES, Manuel. Concentrações de gases de efeito estufa batem novo recorde apesar da pandemia. Jornal on line El País. Madri, 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-10-25/concentracoes-de-gases-de-efeito-estufa-batem-novo-recorde-apesar-da-pandemia.html. Acesso em: 06 jan. 2023.

REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REBEA. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Jornada Internacional de Educação Ambiental. Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Tratado-de-EA-para-Sociedades-Sustenta%CC%81veis.pdf. Acesso em: 29 mar. 2021.

SATO, Michèle; et al. Cartografía do Imaginário Indígena. Cuiabá: OPAN, Projeto Petrobrás - “O berço das Águas”. Relatório de vivência investigativa, 2012.

SATO Michèle; SILVA, Regina; JABER, Michell. Educação ambiental: tessituras de esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável: EdUFMT, 2018.

SATO, Michèle. Pot-pourri da ecologia de resistência. In: SORRENTINO, Marcos (org.). Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências. 2. ed. Curitiba: Appris, 2018. p. 202-11. (Sustentabilidade, Impacto, Direito, Gestão e Educação Ambiental).

TRISTÃO, Martha. Educação ambiental e a descolonização do pensamento. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, edição especial, p. 28-49, jul. 2016.

THOMPSON, Paul. A voz do passado; história oral. Trad.: Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Nascimento, E. C. M., & Queiroz de Medeiros, H. (2024). Justiça Climática:: Como as mudanças do clima vem afetando a vida da etnia Terena do Município de Aquidauana -MS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 145–163. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15439