Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 33 n. 3 (2016)
v. 33 n. 3 (2016)
Publicado:
2016-12-09
Editorial
Editorial
Vilmar Alves Pereira
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6455
Artigos
Polifonia da Educação Ambiental Libertária
Polyphony of the Libertarian Environmental Education
Diógenes Valdanha Neto, Doris Accioly e Silva
4-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5724
Um estudo sobre a questão ambiental do descarte de medicamentos: utilizando a tecnologia da informação e comunicação no ambiente escolar
A study on the environmental question of discharge of medicines: using information technology and communication in the school environment
André Ricardo Theodoro Velho, Joice Maurell, Regina Barwaldt, Vagner Rosa
21-39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5733
A utilização das tecnologias da comunicação e da informação no trabalho com a educação ambiental: dimensões linguístico-discursivas
The use of communication and information technologies at work with an environmental education: linguistic-discursive dimensions
Helena Maria Ferreira
40-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5738
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação
Education for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
Marina Patrício de Arruda, Izabel Cristina Feijó de Andrade, Lucia Ceccato de Lima
55-71
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5739
Contradições na realidade e nas representações sociais sobre a alimentação: desafios à Educação Ambiental crítico-transformadora.
Contradictions in reality and in social representations of eating habits: challenges to critical-transformative Environmental Education
Andreisa Damo, Elisabeth Brandão Schmidt
72-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5742
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS
The environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
Willian da Silva Medeiros, Vantoir Roberto Brancher
92-109
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5764
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.
Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Emilia Wanda Rutkowski
110-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5793
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onças
Tradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, Haydée Torres de Oliveira
125-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5804
Caminhos possíveis para a edificação de uma pedagogia da cooperação a partir da responsabilidade e do cuidado
Possible ways for the constitution of cooperation pedagogy from responsibility and care
Walter Frantz, José Wnilson Figueiredo
144-160
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5806
Questões socioambientais amazônicas, CTS e o ensino de ciências
Amazon socio-environmental issues, CTS and science teaching
Elizandra Rego de Vasconcelos
161-177
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5817
Uso sustentável dos recursos naturais: rede de conhecimento e cooperação como estratégia de geração de renda em uma unidade de conservação da Amazônia
Sustainable use of natural resources: a network of knowledge and cooperation as a strategy for generating income in an Amazon conservation unit
Elton Pereira Teixeira, Duarcides Ferreira Mariosa
178-197
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5821
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambiental
Psychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
Andreia da Costa Juliano, Angela Adriane Schmidt Bersch, Eliane de Lima Piske, Narjara Mendes Garcia, Claudia Cousin
198-212
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5832
O Técnico em Meio Ambiente como profissional dissociado do habitus Sujeito Ecológico: um estudo no Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis
The Environmental Technician as a professional disassociated from the Ecological Citizen habitus: a study in Bahia’s Federal Institute, Campus Eunápolis, Bahia, Brazil.
Laura Elizabeth Ferreyra, Silvia Kimo Costa, Milton Ferreira da Silva Junior
213-229
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5848
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de Minas
Critical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas
Andreia Marcelina Silva Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro
230-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5936
A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo
Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
Luciene Cristina Risso, José Tadeu Pascoeto
249-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MS
Interculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
Elisangela Castedo Maria Nascimento, Angela Maria Zanon
265-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5956
Automobilidade e (in) sustentabilidade: distorções produzidas no princípio da sustentabilidade pela indústria automobilística
Car mobility and (un) sustainability: distortions produced in principle of sustainability for automotive industry
Jose Geraldo Pedrosa, Adriana Maria Tonini, Rosana Rios Corgosinho, Flavia Oliveira Duenhas
281-301
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5972
O desafio da gestão ambiental municipal: o caso do programa de educação ambiental de Belém.
The challenge of municipal environmental management: the case of the environmental education program of Belém.
Lana Glayce Dias Ferreira Pontes, Andre Luis Assunção de Farias
302-319
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6048
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade
The role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
Patricia María Ingrasiotano, José Marcelo Freitas de Luna
320-339
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6052
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores