A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS<br>The environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS

Autores

  • Willian da Silva Medeiros Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5764

Palavras-chave:

Educação ambiental, Concepções, Práticas docentes

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.

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Biografia do Autor

Willian da Silva Medeiros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete (2010); Especialista em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete (2014); Docente de Biologia da Rede Pública Municipal de Alegrete-RS.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduado em Pedagogia (2003); Especialista em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestre em Educação (2006) e Doutor em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria; Docente efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha.

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Medeiros, W. da S., & Brancher, V. R. (2016). A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS<br>The environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 92–109. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5764

Edição

Seção

Artigos