A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS
The environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS

Willian da Silva Medeiros, Vantoir Roberto Brancher

Resumo


O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.

Palavras-chave


Educação ambiental; Concepções; Práticas docentes

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5764

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