Educação Ambiental: concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental da rede pública e privada em Itabaiana, Sergipe
Environmental education: conceptions and pedagogical practices of teachers of elementary school of public and private systems in Itabaiana, Sergipe

Narla Mota Júnior, Lidiane Alves dos Santos, Lívia Maria Santos de Jesus

Resumo


Sabe-se que a Educação Ambiental preconiza a formação de cidadãos críticos e que esta deve ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar. O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental da rede pública e privada do município de Itabaiana-SE em relação a Educação Ambiental e investigar se os professores consideram a Educação Ambiental um tema interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo que envolveu a participação de vinte professores. Foi encontrado que a Educação Ambiental é vista pela maioria dos docentes de forma simplista e conservacionista, e que os professores das diferentes redes de ensino apresentam opiniões divergentes, enquanto os da rede privada têm uma visão mais conservacionista, os da rede pública apresentam um conceito socioambiental.

Palavras-chave


Concepções; Educação Ambiental; Interdisciplinaridade.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5384

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