Educação Ambiental: concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental da rede pública e privada em Itabaiana, Sergipe<br>Environmental education: conceptions and pedagogical practices of teachers of elementary school of public and private systems in Itabaiana, Sergipe

Autores

  • Narla Mota Júnior Universidade Federal de Sergipe.
  • Lidiane Alves dos Santos Universidade Federal de Sergipe.
  • Lívia Maria Santos de Jesus Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5384

Palavras-chave:

Concepções, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.

Resumo

Sabe-se que a Educação Ambiental preconiza a formação de cidadãos críticos e que esta deve ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar. O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental da rede pública e privada do município de Itabaiana-SE em relação a Educação Ambiental e investigar se os professores consideram a Educação Ambiental um tema interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo que envolveu a participação de vinte professores. Foi encontrado que a Educação Ambiental é vista pela maioria dos docentes de forma simplista e conservacionista, e que os professores das diferentes redes de ensino apresentam opiniões divergentes, enquanto os da rede privada têm uma visão mais conservacionista, os da rede pública apresentam um conceito socioambiental.

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Biografia do Autor

Narla Mota Júnior, Universidade Federal de Sergipe.

Graduanda em Ciências Biológicas, departamento de Biociências.

Lidiane Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe.

Graduanda em Ciências Biológicas, departamento de Biociências.

Lívia Maria Santos de Jesus, Universidade Federal de Sergipe.

Graduada em Ciências Biológicas/UFS. Mestre em Ecologia e Conservação/PPEC-UFS.

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Júnior, N. M., dos Santos, L. A., & de Jesus, L. M. S. (2017). Educação Ambiental: concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental da rede pública e privada em Itabaiana, Sergipe<br>Environmental education: conceptions and pedagogical practices of teachers of elementary school of public and private systems in Itabaiana, Sergipe. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 213–236. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5384