A educação ambiental crítica e os povos tradicionais

uma análise nas atas do encontro pesquisa em educação ambiental (EPEA) de 2001 até 2019

Autores

  • Pablo Fernandes Rêgo Nóra UFPR/PPGZOO
  • Kalana Lariane da Silva UFPR
  • Dieison Prestes da Silveira Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Leandro Siqueira Palcha UFPR / PPGE

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16647

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Povos Tradicionais, Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA)

Resumo

A Educação Ambiental Crítica é essencial na abordagem de questões contemporâneas. Este estudo analisa, nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) de 2001 a 2019, a relação entre Educação Ambiental Crítica e os povos tradicionais. Objetiva-se levantar pesquisas, apresentar concepções, e apontar desafios. A metodologia adotada é uma pesquisa do 'estado da arte', identificando cinco trabalhos relevantes. Os critérios de seleção incluem termos como 'Educação Ambiental Crítica' e 'Povos tradicionais'. A análise envolve descritores como ano, autores, instituições, regiões, nível de ensino, e Análise de Conteúdo para títulos, objetivos, metodologias e resultados. O estudo destaca uma lacuna nas pesquisas sobre Educação Ambiental Crítica e povos tradicionais, indicando a necessidade de mais investigações nesta área.

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Biografia do Autor

Pablo Fernandes Rêgo Nóra, UFPR/PPGZOO

[1] Estudante do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado (Bacharel e Licenciatura) em Ciências Biológicas (UFPR).

Kalana Lariane da Silva, UFPR

Estudante do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada (Bacharel e Licenciatura) em Ciências Biológicas (UFPR).

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Estudante do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Graduado (Licenciatura) em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS - IFFar.

Leandro Siqueira Palcha, UFPR / PPGE

Doutor em Educação pelo PPGE/UFPR. Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR. Professor e Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino; e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR 

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Nóra, P. F. R., Lariane da Silva, K., Prestes da Silveira, D., & Siqueira Palcha, L. (2025). A educação ambiental crítica e os povos tradicionais: uma análise nas atas do encontro pesquisa em educação ambiental (EPEA) de 2001 até 2019. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 40–60. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16647