Concepções de Meio Ambiente e Educação Ambiental em estudos de percepção ambiental: o caso de professores que lecionam em escolas públicas localizadas em área de bacia hidrográfica
Conceptions of Environment and Environmental Education in environmental perception studies: the case of teachers who teach in public schools in area of the hydrographic basin

Milena dos Santos Silveira, Nelma Baldin

Resumo


Este artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte (BHRC), em Joinville/SC. A pesquisa foi desenvolvida em oito escolas com 57 professores. Metodologicamente, a pesquisa apresentou as etapas de aplicação de um questionário com questões abertas; observação dos espaços escolares e das práticas docentes; e análise dos projetos escolares e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas. Com base nas respostas dos participantes, emergiram da pesquisa cinco categorias de análise tanto para as concepções de meio ambiente, quanto para as concepções de educação ambiental. Embora os participantes conheçam a BHRC, pouco trabalham o seu conteúdo ou pouco realizam ações para a sua preservação.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Percepção Ambiental; Bacia Hidrográfica.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5391

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