Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11688

Palavras-chave:

Zoológico, Educação Ambiental, Educação Não Formal

Resumo

Dentre os papeis atribuídos aos zoológicos modernos, enquanto espaços de educação não formal, está a promoção da Educação Ambiental de seus visitantes. Com base nisso, objetivamos analisar as práticas educativas em Educação Ambiental desenvolvidas no Zoológico de Pomerode e identificar sob quais tendências são materializadas. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, com a geração de dados a partir de observação participante, questionários aplicados aos educadores ambientais e leitura de relatórios do Zoo. Interpretamos que as práticas desenvolvidas, evidenciam concepções conservacionistas e pragmáticas em sua maioria, em consonância com a função do zoológico de conservação da biodiversidade. Sugerimos que se exerça uma reflexão da prática na direção de uma educação ambiental crítica.

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Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda no Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela FURB.

Luciane Schulz, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora do Departamento de Ciências Naturais da FURB, coordenadora do PROESDE Licenciatura, da FURB. Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR).

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, professora na Universidade Regional de Blumenau nos cursos de pós graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM)

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Rodrigues, F., Schulz, L., & Tomio, D. (2020). Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 282–302. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11688