Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista

Autores

  • Diego Ferreira Gomes Centro Universitário de Araraquara
  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Betanea Platzer Centro Universitário de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5027

Palavras-chave:

Concepções, Escola, Amazônia

Resumo

O presente artigo, resultado de estudo de caso, visa a retratar uma investigação acerca de concepções de Meio Ambiente (MA) apresentadas por educandos e educadores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, no estado de Rondônia. Foi também investigado o discurso dos professores acerca de suas práticas de Educação Ambiental (EA). O instrumento de coleta de dados mais explorado foi o questionário, aplicado a 24 alunos e 04 professores. A análise dos dados evidencia que nas concepções de MA dos discentes estão as noções de “natureza” e “recurso”, mas também idiossincrasias que precisam ser consideradas, respeitadas e valorizadas. Os docentes tiveram predominantemente uma concepção de MA como “meio de vida” e apontaram relevância nas práticas de EA, tendo seus relatos sido centralizados em um caráter pragmático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ferreira Gomes, Centro Universitário de Araraquara

Biólogo. Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Biólogo, Mestre em Educação Escolar, doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Maria Betanea Platzer, Centro Universitário de Araraquara

Pedagoga. Mestre em Educação Escolar. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.985, de I8 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1º, incisos I, II, II e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jul. 2000. Seção 1, p 01 – 06. 2000.

BRASIL. Decreto no. 6.040, de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5p, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.2, de 15 de junho de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012.

CANDIDO, Silvio Eduardo Alvarez. Comunidades ribeirinhas, engenheiros, e conservação da floresta: construção participativa do espaço tecnológico em empreendimentos econômicos solidários na Amazônia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). UFSCar, São Carlos-SP, 2010.

FEARNSIDE, Philip M. Brazil’s Samuel Dam: lessons for hydroeletric development policy and the environment in Amazonia. Environmental Management, v.35, n.1, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999.

IARED, Valéria Ghisloti; et al. Coexistência de diferentes tendencias em análises de concepções de educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.27, n.2, 2011.

LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira. O que falam de escola e saber as crianças da área rural? Um desafio da pesquisa de campo. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira (orgs). Infância: fios e desafíos da pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. EPU, 1986.

MARTINS, Eliecília de Fátima; GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar. As Concepções de Natureza nos Livros Didáticos de Ciências. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.04, n.02, 2002.

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

RIBEIRO, Antônio Geraldo Alves. Concepções sobre educação ambiental e as contribuições da educação popular. Dissertação (Mestrado em Educação). UNIUBE, Uberaba-MG, 2012.

SANTOS, Raquel Rodrigues dos. O extrativismo de castanha-do-Brasil Bertholletia excelsa (Humbl. & Bonpl.) no rio Madeira, Rondônia: bases para uma gestão ambiental participativa. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais). UFSCar, São Carlos-SP, 2011.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVA, Rosana Louro Ferreira; CAMPINA, Nilva Nunes. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental, v.6, n.1, 2011.

VALDANHA NETO, Diógenes. Os filhos do Lago do Cuniã: educação escolar em uma Reserva Extrativista da Amazônia. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). UNESP, Araraquara-SP, 2014.

VALDANHA NETO, Diógenes; KAWASAKI, Clarice Sumi. “Meio Ambiente” é um tema transversal nos documentos curriculares nacionais do ensino fundamental? Camine: caminhos da educação, v.5, n.1, 2013.

VALENTIN, Leirí; SANTANA, Luiz Carlos. Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública. Ciência & Educação, v.16, n.2, 2010.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Gomes, D. F., Valdanha Neto, D., & Platzer, M. B. (2015). Leituras de Mundo em uma Escola na Floresta: Meio Ambiente e Educação Ambiental entre educandos e educadores de uma Reserva Extrativista. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 229–246. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.5027

Edição

Seção

Artigos