Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental

um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA

Autores

  • Daniele Saheb Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniela Gureski Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Juliana Mara Antonio Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13322

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de professores, Complexidade

Resumo

Este artigo deriva de outro trabalho, apresentado na reunião de 2015 da ANPEd, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no qual foi abordada uma pesquisa de doutorado que analisou como os Sete Saberes, elaborados por Morin, estão presentes nas concepções e práticas docentes e na formação de professores. Os resultados revelaram que os Sete Saberes se constituem como uma importante contribuição epistemológica e metodológica para a Educação Ambiental. A partir desse evento, descrevemos os desdobramentos ocorridos, com destaque para a aproximação entre dois grupos de pesquisa que possuem, em comum, o foco na EA a partir da Complexidade. Desde então, os dois grupos, de instituições diferentes, tornaram-se parceiros e desenvolvem estudos e pesquisas envolvendo a Complexidade, a formação continuada de professores e a Educação Ambiental, contribuindo, de maneira contundente, com o campo da Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM) – PUC/PR – Curitiba, PR, Brasil

Daniela Gureski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM) – PUC/PR – Curitiba, PR

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. pertencente ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) - UNICENTRO.

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro Oeste

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Grupo de Estudos pertencente ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) - UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brasil

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Saheb, D. ., Rodrigues, D. G., Massaê Kataoka, A., & Mara Antonio, J. (2021). Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental: um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 291–310. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13322