Contribuições da complexidade de Morin para o campo da Educação Ambiental
um diálogo entre os grupos GEPEACOM e NEA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13322Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação de professores, ComplexidadeResumo
Este artigo deriva de outro trabalho, apresentado na reunião de 2015 da ANPEd, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no qual foi abordada uma pesquisa de doutorado que analisou como os Sete Saberes, elaborados por Morin, estão presentes nas concepções e práticas docentes e na formação de professores. Os resultados revelaram que os Sete Saberes se constituem como uma importante contribuição epistemológica e metodológica para a Educação Ambiental. A partir desse evento, descrevemos os desdobramentos ocorridos, com destaque para a aproximação entre dois grupos de pesquisa que possuem, em comum, o foco na EA a partir da Complexidade. Desde então, os dois grupos, de instituições diferentes, tornaram-se parceiros e desenvolvem estudos e pesquisas envolvendo a Complexidade, a formação continuada de professores e a Educação Ambiental, contribuindo, de maneira contundente, com o campo da Educação Ambiental.
Downloads
Referências
ANTONIO, Juliana Mara. Na teia da educação ambiental: formação de professores na perspectiva da complexidade. 2018 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2020
ANTONIO, Juliana Mara; KATAOKA, Adriana Massaê; NEUMANN, Patrícia. Macro-Trends in Brazilian Environmental Education: some reflections based on Morin's theory of complexity. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 14, n. 2, 2019.
BRASIL. Tratado de Educação Ambiental. Disponível em http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/Tratea.cfm>. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
CASSINS, Dircelia Maria Soares de Oliveira. Educação ambiental e a transdisciplinaridade: a prática docente em uma escola de educação de tempo integral em Curitiba-PR. 2019. 254 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2019.
CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar. Educação e Transdisciplinaridade. São Paulo, 1999. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127511_por. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.
GONÇALVES, Raquel Maistrovicz Tomé. A educação ambiental na disciplina de física no ensino médio: concepções e práticas docentes. 2019. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2019.
LAYRARGUES, Philippe Pomierp; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, 2011.
LELIS, Diego de Andrade de Jesus. Um estudo sobre as características da prática docente em educação ambiental do educador de geografia nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 292 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.
MAZUREK, Daniel. Pensamento Complexo e Educação Ambiental Crítica na formação de professores nas escolas públicas do município de Campina do Simão. 2020 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza.. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 16 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORIN, Edgar. O Metodo 1: a natureza da natureza. 3 ed. Porto alegre: Sulina, 2013.
MORIN, Edgar. O Metodo 6: ética. Porto alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. O Metodo 5: a humanidade da humanidade. 5 ed. Porto alegre: Sulina, 2012.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.
MOTIN, Sirlene Donaiski. Educação ambiental à luz da transdisciplinaridade e da complexidade na formação inicial docente: uma proposta de indicadores. 2019. 327 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2019.
NOVISKI, Isabella do Carmo. Uso de recursos educacionais abertos na formação de professores em educação ambiental. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.
OLIVEIRA, Chrizian Karoline. Ecoformação do professor: caminhos para a formação continuada de educação ambiental na educação infantil. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.
RODRIGUES, Daniela Gureski. A formação Continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.
SAHEB, Daniele. OS SETE SABERES DE MORIN E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. In: 37ª Reunião Anual da ANPED. Florianópolis, out de 2015. Disponível em https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt22-4161.pdf
SANTOS, Daniela de Almeida dos. A complexidade envolvida na prática da educação ambiental pelos professores no contexto escolar. 2019 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.