PPGEA como espaço de discussão e educação permanente do tema da emergência climática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748

Palavras-chave:

Formação acadêmica, Percepções ambientais, Pesquisa coletiva

Resumo

A emergência climática (EC) coloca a humanidade em risco, com consequências alarmantes nos grupos mais vulneráveis trazendo desequilíbrios econômicos e sociais. Este trabalho surge de um exercício acadêmico coletivo, no qual se analisou como os docentes e discentes do PPGEA percebem as questões da EC no contexto universitário, com o objetivo de construir uma proposta de ação para o Programa. Para tanto, foi elaborado e validado um questionário de 18 perguntas, respondido por 18 discentes; 06 docentes; 01 administrativo; e 04 egressos. Os resultados mostraram a necessidade de aprofundar as discussões sobre o tema a partir de um enfoque complexo e crítico à luz dos avanços científicos e sociais e permitiram a elaboração de uma proposta que contempla ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

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Biografia do Autor

Huslana Quartezane Segantini, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2021, atual); Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Campus CEUNES (2016), Pós-graduação em Ensino de Biologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019).  Atua como professora da área de Ciências da Natureza, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Estagiou no Instituto Estadual do Meio Ambiente - IEMA, como voluntária, exercendo atividades de Educação Ambiental, monitoramento e pesquisa no Parque Estadual de Itaúnas (2016). Também estagiou no Programa de Estatística Pesqueira do Estado do Espírito Santo em parceria com a UFES, realizando atividades como manipulação e registro de dados de coletas em campo (2012-2013). Foi bolsista de extensão do Projeto UFES Escola (2015 - 2016) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2012-2015)

Maria Cecília Madruga Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental. Mestrado em Ciências, área de concentração- Parasitologia.Bióloga e Supervisora de Licenciamento Ambiental da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educação Ambiental.

Altemir Viana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Fotógrafo. Jornalista repórter fotográfico CRP 18517/RS. Graduado licenciatura em Artes Plásticas e discente do do 5º semestre do curso de bacharel em artes visuais pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Técnico em Meio Ambiente pelo Colégio Lemos Jr. e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná. Membro do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Agente de Gestão Ambiental (AGAs) do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Integra o Ribombo - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas do PPGEA - FURG assim como também o Arteecos: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas ILA - FURG. Coordena o NUFO- Núcleo de Fotografia Secom - FURG e os projetos CDOC-AV do ILA - FURG. Interessado no estudo sobre fotografia, imagens, educação, estética, meio ambiente e humanidades. Presta assessoria e oficinas em fotografia e vídeo

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2000), com título revalidado pela UFRGS; pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2008); especialista em Alfabetização; pedagoga, é professora Titular aposentada e atua como professora colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integra o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos ? CENPRE/FURG. Possui experiência de 23 anos na Educação Básica. Ministrou aulas nos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Geografia e Artes Visuais. Exerceu funções junto à Pró-Reitoria de Graduação da FURG, de 2001 a 2004, como Superintendente de Apoio Pedagógico, participando de comissões e conselhos (Coordenadora da Comissão Permanente de Assessoria à Superintendência de Apoio Pedagógico, Coordenadora do Núcleo Pangea - grupo gestor das políticas de formação de professores na FURG- Comissão de Assessoria a projetos político-pedagógicos dos cursos e da instituição, Coordenadora Executiva da Comissão Permanente do Vestibular - COPERVE, entre outros. Coordenou o processo de (re)construção dos projetos dos cursos e do Projeto Pedagógico Institucional, tendo, para tanto, sido a responsável pela organização de vários fóruns como o I Fórum Rede de Educação Básica e Universidade. Exerceu atividades de assessoria junto aos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG. Vinculada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - a partir de agosto de 2002. Integrou a Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior - RIES. É Vice-líder dos Grupos de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/CNPq e do PhotoGraphein -CNPq. Publicou capítulos e organizou os seguintes livros: Perspectivas de Investigação no Campo da Educação Ambiental & Educação em Ciências; Sob o signo da cegueira: foto-graphando o cotidiano ; COPERVE - planejamento, execução e avaliação de um Processo Seletivo; entre outros. Tem participado de inúmeros eventos na área da educação, no Brasil e no exterior. Foi uma das editoras da revista Ambiente & Educação, de 2006 a 2015. Atualmente, ministra aulas no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental ? PPGEA/FURG. Integra a Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Sua função como avaliadora institucional e de cursos de Pedagogia, designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (desde 2004), tem possibilitado significativos efeitos interativo-construtivos em sua jornada como educadora.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Quartezane Segantini, H., Madruga Monteiro, M. C. ., Viana, A., & Brandão Schmidt, E. . (2023). PPGEA como espaço de discussão e educação permanente do tema da emergência climática. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 136–155. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748