PPGEA como espaço de discussão e educação permanente do tema da emergência climática
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748Palavras-chave:
Formação acadêmica, Percepções ambientais, Pesquisa coletivaResumo
A emergência climática (EC) coloca a humanidade em risco, com consequências alarmantes nos grupos mais vulneráveis trazendo desequilíbrios econômicos e sociais. Este trabalho surge de um exercício acadêmico coletivo, no qual se analisou como os docentes e discentes do PPGEA percebem as questões da EC no contexto universitário, com o objetivo de construir uma proposta de ação para o Programa. Para tanto, foi elaborado e validado um questionário de 18 perguntas, respondido por 18 discentes; 06 docentes; 01 administrativo; e 04 egressos. Os resultados mostraram a necessidade de aprofundar as discussões sobre o tema a partir de um enfoque complexo e crítico à luz dos avanços científicos e sociais e permitiram a elaboração de uma proposta que contempla ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
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