v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!

					Visualizar v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!
Publicado: 2023-12-27

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.16498
    Tamires Lopes Podewils, Sabrina Meirelles Macedo, Altemir Viana
    1-3
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.16499
    Adriana Massaê Kataoka, Carelia Hidalgo López, Patricia Carla Giloni-Lima
    4-12

Artigos

  • Pesquisa-ação crítico-colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15814
    Ana Tiyomi Obara, Ana Lúcia Suriani Affonso , Mara Luciane Kovalski, Rodrigo de Souza de Poletto
    13-35
  • Percepção de gestores sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade socioambiental nos parques nacionais brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15751
    Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Karlen Rodrigues, Erich Arnold Fischer
    36-57
  • Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática: o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15726
    Alfredo PenaVega
    58-78
  • Mudanças climáticas e responsabilidade: grupos focais como estratégia de promoção de diálogos na universidade

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15725
    Pedro Henrique Bueno, Thainá Marcella Cordeiro, Lilian de Souza Vismara, Josmaria Lopes de Morais
    79-96
  • Arborização urbana como estratégia de educação ambiental no contexto de emergência climática no município da cidade de Maputo

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15716
    Cláudia Adélia Buce, Eugenia Flora Rosa Cossa, Adriana Massaê Kataoka, Patricia Carla Giloni-Lima
    97-116
  • Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15710
    Janelene Freire Diniz, Clarides Henrich de Barba
    117-135
  • PPGEA como espaço de discussão e educação permanente do tema da emergência climática

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748
    Huslana Quartezane Segantini, Maria Cecília Madruga Monteiro, Altemir Viana, Elisabeth Brandão Schmidt
    136-155
  • Metodologias participativas e emergência climática: discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638
    Raissa Corbagi, Taitiâny Kárita Bonzanini, Silvia Rinaldi
    156-176
  • La educación secundaria ante la emergencia climática

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15469
    Antonio García-Vinuesa
    177-196
  • A economia da barbárie, raiz da crise socioambiental, e as mudanças climáticas o papel da educação ambiental no paradoxo entre o progresso econômico e a produção da catástrofe

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15631
    Carlos Antônio Giovinazzo Júnior, Cornélio Raimundo Mucache
    197-217
  • Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15721
    Karen Luana Inêz da Silva, Jorge Sobral da Silva Maia
    218-236
  • A ameaça da emergência climática para os polinizadores: uma abordagem CTS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15718
    Fernanda Nara Pereira Ingenchki, Mariana Isabeli Valentin, Elizabete Satsuki Sekine, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
    237-256
  • BioAmbiente: uma proposta de gamificação em educação ambiental para o ensino fundamental II

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733
    Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela, Paulo Roberto de Amoretty, André Barbosa Vargas
    257-278
  • Possibilidades de ampliação da experiência do Projeto Ser Sustentável a partir das contribuições de um curso sobre Educação Ambiental e Emergência Climática

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15648
    Lilian Buss Cardoso Kühlewein, Daniele Saheb Pedroso
    279-299
  • A educação ambiental no contexto de emergência climática: adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15728
    Anderson de Souza Moser, Marilia Andrade Torales Campos, Pablo Angel Meira Cartea
    300-317
  • Mudança climática e os riscos de um futuro ecofascista em O Conto da Aia uma leitura histórica e ecocrítica

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15809
    Jo Klanovicz, Ana Clara dos Santos Ramos
    318-336
  • A Educação Básica como promotora da Alfabetização Nutricional a partir da Educação Ambiental Crítica: o debate do carnismo na reflexão das mudanças climáticas

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15807
    Valéria Brumaro Regina Fornazari
    337-357