Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!
v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!
Publicado:
2023-12-27
Editorial
Editorial
Tamires Lopes Podewils, Sabrina Meirelles Macedo, Altemir Viana
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.16498
Apresentação
Adriana Massaê Kataoka, Carelia Hidalgo López, Patricia Carla Giloni-Lima
4-12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.16499
Artigos
Pesquisa-ação crítico-colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas
Ana Tiyomi Obara, Ana Lúcia Suriani Affonso , Mara Luciane Kovalski, Rodrigo de Souza de Poletto
13-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15814
Percepção de gestores sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade socioambiental nos parques nacionais brasileiros
Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Karlen Rodrigues, Erich Arnold Fischer
36-57
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15751
Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática:
o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui
Alfredo PenaVega
58-78
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15726
Mudanças climáticas e responsabilidade:
grupos focais como estratégia de promoção de diálogos na universidade
Pedro Henrique Bueno, Thainá Marcella Cordeiro, Lilian de Souza Vismara, Josmaria Lopes de Morais
79-96
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15725
Arborização urbana como estratégia de educação ambiental no contexto de emergência climática no município da cidade de Maputo
Cláudia Adélia Buce, Eugenia Flora Rosa Cossa, Adriana Massaê Kataoka, Patricia Carla Giloni-Lima
97-116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15716
Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
Janelene Freire Diniz, Clarides Henrich de Barba
117-135
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15710
PPGEA como espaço de discussão e educação permanente do tema da emergência climática
Huslana Quartezane Segantini, Maria Cecília Madruga Monteiro, Altemir Viana, Elisabeth Brandão Schmidt
136-155
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748
Metodologias participativas e emergência climática:
discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental
Raissa Corbagi, Taitiâny Kárita Bonzanini, Silvia Rinaldi
156-176
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638
La educación secundaria ante la emergencia climática
Antonio García-Vinuesa
177-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15469
A economia da barbárie, raiz da crise socioambiental, e as mudanças climáticas
o papel da educação ambiental no paradoxo entre o progresso econômico e a produção da catástrofe
Carlos Antônio Giovinazzo Júnior, Cornélio Raimundo Mucache
197-217
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15631
Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia
Karen Luana Inêz da Silva, Jorge Sobral da Silva Maia
218-236
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15721
A ameaça da emergência climática para os polinizadores:
uma abordagem CTS
Fernanda Nara Pereira Ingenchki, Mariana Isabeli Valentin, Elizabete Satsuki Sekine, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
237-256
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15718
BioAmbiente:
uma proposta de gamificação em educação ambiental para o ensino fundamental II
Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela, Paulo Roberto de Amoretty, André Barbosa Vargas
257-278
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733
Possibilidades de ampliação da experiência do Projeto Ser Sustentável a partir das contribuições de um curso sobre Educação Ambiental e Emergência Climática
Lilian Buss Cardoso Kühlewein, Daniele Saheb Pedroso
279-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15648
A educação ambiental no contexto de emergência climática:
adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio
Anderson de Souza Moser, Marilia Andrade Torales Campos, Pablo Angel Meira Cartea
300-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15728
Mudança climática e os riscos de um futuro ecofascista em O Conto da Aia
uma leitura histórica e ecocrítica
Jo Klanovicz, Ana Clara dos Santos Ramos
318-336
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15809
A Educação Básica como promotora da Alfabetização Nutricional a partir da Educação Ambiental Crítica:
o debate do carnismo na reflexão das mudanças climáticas
Valéria Brumaro Regina Fornazari
337-357
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15807
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores