Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15710Palavras-chave:
Consciência ecológica, sustentabilidade, educação ambientalResumo
Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. O presente texto tem por objetivo relatar uma intervenção a partir do filme Para onde foram as andorinhas?, protagonizado por indígenas do Parque do Xingu, produzida pelos Institutos Socioambiental e Catitu. A produção apresenta as consequências vivenciadas pelos povos que habitam o Parque, decorrentes de mudanças climáticas resultantes das práticas insustentáveis realizadas no seu entorno. Posteriormente à exposição do filme, realizaram-se rodas de conversa para refletir coletivamente sobre seu conteúdo. Participaram da proposta oito estudantes das licenciaturas em Biologia e em Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Campus de Guajará-Mirim. Os resultados apontaram que, no ensino da Educação Ambiental, o cinema indígena suscita reflexões e contribui para a construção de uma consciência ecológica, em prol de um mundo mais sustentável.
Downloads
Referências
ASHANINKA, Isaac Pinhanta; KAXINAWÁ, Joaquim Maná. Biodiversidade e sociodiversidade. In: OCHOA, Maria Luiza Pinedo; TEIXEIRA, Gleyson de Araújo (Orgs.). Aprendendo com a natureza e conservando nossos conhecimentos culturais. Rio Branco/Acre: Organização dos Professores Indígenas do Acre, Comissão Pró-Índio do Acre, 2006, p. 24-25.
BERTIER, Flavia Lopes. Devaneios da fogueira: os saberes populares associados ao fogo atiçam diálogos de Educação Ambiental sobre incêndios florestais, crise climática e Bem Viver. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Trad. Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix. 1996.
CAPRA, Fritjof. Padrões de conexão: uma introdução concisa das ideias essenciais de um dos mais importantes pensadores sistêmicos do mundo contemporâneo. 1ª ed. Trad. Mayra Teruya Eichemberg. São Paulo: Cultrix. 2022.
CARTA do Cacique Seattle: 1855. (Original em inglês). Context Institute. Disponível em: http://propostaambiental.blogspot.com/p/carta-do-chefe-seattle-1855-original-em.html Acesso em: 30 jun. 2021.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais [livro eletrônico]. Campinas: Papirus, 2020.
IPCC. Climate change 2022: mitigation of climate change. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg3/ Acesso em: 18 mar. 2023.
KAYABI, et al. Avaliação ecossistêmica do milênio e o pensamento indígena, como os povos indígenas desejam construir o seu futuro. Cuiabá, MT, 2011. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/53_a%20(texto%20complementar%20t%C3%B3pico%201).pdf Acesso em: 20 maio 2022.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil [livro eletrônico]. São Paulo: Schwarcz S. A., 2020.
LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
LEFF, Enrique. A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul. Petrópolis: Vozes, 2016.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. LAYRARGUES, Pomier Philippe. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico. Educar em Revista, núm. 3, p. 73-88, 2014. Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155032909006 Acesso em: 20 maio 2023.
MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem e a cultura brasileira. 1ª ed. São Paulo: Global, 2009.
NUNES, Karliane Macedo; SILVA, Renato Izidoro da. SILVA, José de Oliveira dos Santos. Cinema indígena: de objeto a sujeito da produção cinematográfica no Brasil. Polis - Revista Latinoamericana[Online], 38, 2014. Disponível em: http://journals.openedition.org/polis/10086 Acesso em: 04 mar. 2023.
PATAXÓ, Taquari. De Taquari Pataxó para os brasileiros. In: COSTA, Suzane Lima; KARIRI, Rafael Xucuru. (Orgs.). Cartas para o bem viver. Salvador: Boto-Cor-de-Rosa Livros, Arte e Café, 2020, p. 71-77.
SANCHEZ, Laís Alves. Ensino de história e a temática indígena: o uso do cinema na sala de aula ∗Uma análise do filme “Terra Vermelha”. Em Tempo de Histórias. Publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB), n. 21, Brasília, ago./ jul.2012.
SILVA, José H. Gondim; FILHO, J. H. Gondim; GONDIM, Darla M. O futuro? ... Foi ontem! ... Uma leitura econômica sobre a insustentabilidade do “desenvolvimento sustentável”. Brasília: Qualidade, 2008.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes.Trad. Eloisa Araújo. São Paulo: CosacNaify, 2015.
URRUTH, Maria de Fátima Nascimento; CALIXTO, Patrícia. Educação indígena e educação ambiental - aproximações: o caso do povo do pássaro azul Shanenawá. Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 575-591, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.