O emprego da História para edificação de possibilidades teórico-metodológicas ao campo ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14539

Palavras-chave:

educação, história, campo ambiental

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como emergiu a História Ambiental, como resultado de um processo de busca por novos paradigmas visando superar a crise ecológica configurada a partir de 1970. Não obstante, trate-se de distintas perspectivas políticas e/ou teórico-metodológicas do conhecimento, cujos olhares são lançados, respectivamente, dos campos de pesquisa educacional e historiográfico, seus princípios e fundamentos interconectam-se e complementam-se no espaço dos estudos interdisciplinares relacionados com o ambiente. Neste sentido, entende-se que a História Ambiental, em diálogo com a Educação Ambiental, poderá ser utilizada para sensibilizar e contribuir com a construção de uma nova consciência ecológica política.

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Biografia do Autor

Bread Soares Estevam, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação Ambiental. Professor e Pedagogo. Bacharel e Licenciando em Historia - especialista em Educação Ambiental - Mestre em Educação Ambiental.

Washington Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Oceanógrafo, Doutor em Educação Ambiental.

André Luis C. de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Estevam, B. S., dos Santos Ferreira, W. L., & C. de Freitas, A. L. (2024). O emprego da História para edificação de possibilidades teórico-metodológicas ao campo ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 341–359. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14539