Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas

Autores/as

  • Janelene Freire Diniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia https://orcid.org/0000-0001-5396-5576
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15710

Palabras clave:

Consciência ecológica, sustentabilidade, educação ambiental

Resumen

Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. O presente texto tem por objetivo relatar uma intervenção a partir do filme Para onde foram as andorinhas?, protagonizado por indígenas do Parque do Xingu, produzida pelos Institutos Socioambiental e Catitu. A produção apresenta as consequências vivenciadas pelos povos que habitam o Parque, decorrentes de mudanças climáticas resultantes das práticas insustentáveis realizadas no seu entorno. Posteriormente à exposição do filme, realizaram-se rodas de conversa para refletir coletivamente sobre seu conteúdo. Participaram da proposta oito estudantes das licenciaturas em Biologia e em Química e sete servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, do Campus de Guajará-Mirim. Os resultados apontaram que, no ensino da Educação Ambiental, o cinema indígena suscita reflexões e contribui para a construção de uma consciência ecológica, em prol de um mundo mais sustentável.

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Biografía del autor/a

Janelene Freire Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciada em Química pela Universidade Estadual da Paraíba.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Freire Diniz, J., & Henrich de Barba, C. (2023). Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 117–135. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15710