Vidas, escola e comunidade

Educação Ambiental e protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática em Jaboatão dos Guararapes – PE

Autores

  • Anielise da Conceição Campêlo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Helena Maria Barbosa da Paz Chaves Coriolano Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0009-0005-5188-1973
  • Luciana Maria Araújo Rabêlo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5286-6445

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419

Palavras-chave:

Justiça climática, Redução de riscos de desastres, Vulnerabilidade socioambiental

Resumo

Este artigo relata uma intervenção desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Moacyr de Albuquerque, em Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco – Brasil), com o objetivo de promover a educação ambiental e fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática. A metodologia, de abordagem quali-quantitativa, incluiu oficinas, construção de pluviômetro, aplicação de questionários, peça teatral e elaboração do Plano de Ação Escolar para Redução de Riscos e Adaptação Climática (PERAClima). As ações articularam princípios da educação ambiental, justiça climática e Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD). Os resultados demonstram que a escola pode ser um espaço estratégico para o protagonismo da juventude, favorecendo a construção de soluções locais e o desenvolvimento da consciência ambiental, em contextos de maior vulnerabilidade socioambiental às mudanças climáticas.

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Biografia do Autor

Anielise da Conceição Campêlo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Cientista Ambiental formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2015. Mestra em Biologia Animal pela UFPE (2017). Licenciada em Biologia (2021). Técnica em Saneamento pelo IFPE (2022). Pesquisadora no laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental e no laboratório de Ecologia, Comportamento e Conservação. Tem experiência na área de etnociência, comportamento animal e bioacústica de primatas, saneamento, educação ambiental e climática. Atuou como Analista de Educação Ambiental no Museu Universo Compesa. Líder Fundadora do coletivo Comissão Ambiental Jaboatão dos Guararapes e Embaixadora da Juventude Lixo Zero. Assessora Técnica da Gerência de Educação Ambiental de Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e Secretária Executiva da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (23-24). Bolsista extensionista da Fiocruz para apoiar no desenvolvimento e aplicação de métodos e ferramentas para a elaboração do Plano Comunitário de Gestão e Redução de Riscos em Jaboatão dos Guararapes. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste (IFRN).

Helena Maria Barbosa da Paz Chaves Coriolano, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2023) e bacharela em Engenharia Ambiental (2016). Especialista em Geoprocessamento (2019) e técnica de nível médio em Controle Ambiental (2012) pelo Instituto Federal da Para´íba (IFPB). Pesquisadora mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UFPB na linha de pesquisa "Campo e Cidade: espaço e trabalho". Integrante do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho - CEGeT/Seção Paraíba. Trabalha na supervisão ambiental de obras rodoviárias na Paraíba. Atualmente atua como tutora presencial do Polo João Pessoa no Curso de Pós-Graduação em nível de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Luciana Maria Araújo Rabêlo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, atuando como docente EBTT. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas e Glicobiologia (Inibidores de proteases, lectinas e glicosaminoglicanos), sinalização celular e mecanismos de indução de morte celular pela ação de proteínas bioativas. 

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

da Conceição Campêlo, A., Barbosa da Paz Chaves Coriolano, H. M., & Araújo Rabêlo, L. M. (2025). Vidas, escola e comunidade: Educação Ambiental e protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática em Jaboatão dos Guararapes – PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 263–283. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências