Vidas, escola e comunidade
Educação Ambiental e protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática em Jaboatão dos Guararapes – PE
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419Palavras-chave:
Justiça climática, Redução de riscos de desastres, Vulnerabilidade socioambientalResumo
Este artigo relata uma intervenção desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Moacyr de Albuquerque, em Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco – Brasil), com o objetivo de promover a educação ambiental e fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento da crise climática. A metodologia, de abordagem quali-quantitativa, incluiu oficinas, construção de pluviômetro, aplicação de questionários, peça teatral e elaboração do Plano de Ação Escolar para Redução de Riscos e Adaptação Climática (PERAClima). As ações articularam princípios da educação ambiental, justiça climática e Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD). Os resultados demonstram que a escola pode ser um espaço estratégico para o protagonismo da juventude, favorecendo a construção de soluções locais e o desenvolvimento da consciência ambiental, em contextos de maior vulnerabilidade socioambiental às mudanças climáticas.
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