Lives, School, and Community

Environmental Education and Youth Protagonism in Addressing the Climate Crisis in Jaboatão dos Guararapes – PE

Authors

  • Anielise da Conceição Campêlo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Helena Maria Barbosa da Paz Chaves Coriolano Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0009-0005-5188-1973
  • Luciana Maria Araújo Rabêlo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5286-6445

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419

Keywords:

Climate justice, disaster risk reduction, socio-environmental vulnerability

Abstract

This article reports on an intervention carried out at the Escola de Referência em Ensino Médio Professor Moacyr de Albuquerque, en Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco, Brazil), with the aim of promoting environmental education and strengthen youth protagonism in addressing the climate crisis. The methodology, with a qualitative-quantitative approach, included workshops, construction of a rain gauge, application of questionnaires, a theatrical play, and the development of the Plano de Ação Escolar para Redução de Riscos e Adaptação Climática (PERAClima). The actions combined principles of environmental education, climate justice, and Disaster Risk Reduction Education (DRR). The results show that the school can be a strategic space for youth engagement, fostering the construction of local solutions and the development of environmental awareness in contexts vulnerable to climate change.

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Author Biographies

Anielise da Conceição Campêlo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Cientista Ambiental formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2015. Mestra em Biologia Animal pela UFPE (2017). Licenciada em Biologia (2021). Técnica em Saneamento pelo IFPE (2022). Pesquisadora no laboratório de Etnoecologia e Educação Ambiental e no laboratório de Ecologia, Comportamento e Conservação. Tem experiência na área de etnociência, comportamento animal e bioacústica de primatas, saneamento, educação ambiental e climática. Atuou como Analista de Educação Ambiental no Museu Universo Compesa. Líder Fundadora do coletivo Comissão Ambiental Jaboatão dos Guararapes e Embaixadora da Juventude Lixo Zero. Assessora Técnica da Gerência de Educação Ambiental de Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e Secretária Executiva da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (23-24). Bolsista extensionista da Fiocruz para apoiar no desenvolvimento e aplicação de métodos e ferramentas para a elaboração do Plano Comunitário de Gestão e Redução de Riscos em Jaboatão dos Guararapes. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste (IFRN).

Helena Maria Barbosa da Paz Chaves Coriolano, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2023) e bacharela em Engenharia Ambiental (2016). Especialista em Geoprocessamento (2019) e técnica de nível médio em Controle Ambiental (2012) pelo Instituto Federal da Para´íba (IFPB). Pesquisadora mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UFPB na linha de pesquisa "Campo e Cidade: espaço e trabalho". Integrante do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho - CEGeT/Seção Paraíba. Trabalha na supervisão ambiental de obras rodoviárias na Paraíba. Atualmente atua como tutora presencial do Polo João Pessoa no Curso de Pós-Graduação em nível de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Luciana Maria Araújo Rabêlo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, atuando como docente EBTT. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas e Glicobiologia (Inibidores de proteases, lectinas e glicosaminoglicanos), sinalização celular e mecanismos de indução de morte celular pela ação de proteínas bioativas. 

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Published

2025-08-15

How to Cite

da Conceição Campêlo, A., Barbosa da Paz Chaves Coriolano, H. M., & Araújo Rabêlo, L. M. (2025). Lives, School, and Community: Environmental Education and Youth Protagonism in Addressing the Climate Crisis in Jaboatão dos Guararapes – PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 263–283. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.19419

Issue

Section

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências