TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3556Palavras-chave:
Educação Ambiental, Teatro, Educação Não-formal.Resumo
Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias.Downloads
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Publicado
2013-04-29
Como Citar
Araújo, A. F. de, & Pasquarelli Júnior, V. (2013). TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3556
Edição
Seção
Artigos