TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO

Autores/as

  • Alexandre Falcão de Araújo
  • Vital Pasquarelli Júnior

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3556

Palabras clave:

Educação Ambiental, Teatro, Educação Não-formal.

Resumen

Este artigo trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de adolescentes da periferia de Piracicaba. Esse grupo participou de um processo de educação não-formal envolvendo educação ambiental (EA) e teatro. A pesquisa buscou compreender os potenciais pedagógicos emancipatórios que as atividades de arte-educação poderiam propiciar aos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre educação ambiental emancipatória; teoria social; e sobre as teorias e metodologia de autores do campo teatral que têm proximidade com as pedagogias crítica e libertária. Tal pesquisa teórica buscou compreender as intersecções possíveis entre as teorias do teatro e da EA, para orientar nossa prática com o grupo de adolescentes. Identificamos um grande potencial para atividades que relacionem teatro e EA, mas, esse potencial ainda precisa ser desenvolvido e aprimorado, uma vez que ainda são poucos os exemplos e referências nessa área e, uma vez que, nas teorias dos autores do campo teatral estudados, a ecologia ainda não era uma preocupação explícita, a ponto de estar contemplada de maneira aprofundada em seus textos e idéias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Falcão de Araújo

Bacharel em Gestão Ambiental (ESALQ/USP); Agente Ambiental do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa); ator e ativista do grupo ALMA - Aliança Libertária “Meio Ambiente”, de teatro e educação ambiental.

Vital Pasquarelli Júnior

Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ; Doutor em "Cultura, Organização e Educação" pela FEUSP. Foi orientador do trabalho de Iniciação Científica que gerou o presente artigo, no período entre junho/2004 e dezembro/2006, pela ESALQ/USP.

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Araújo, A. F. de, & Pasquarelli Júnior, V. (2013). TEATRO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AMBIENTE, EXPRESSÃO ESTÉTICA E EMANCIPAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3556