Práticas e Concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente em contexto não formal<br>Practices and Conceptions of Environmental Education and Environment in non-formal context<br>Prácticas y Concepciones de Educación Ambiental y Medio Ambiente en contexto no formal

Autores

  • Fernanda Seidel Vorpagel
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8563

Palavras-chave:

Práticas Ambientais. Revisão bibliográfica. Ensino não formal.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma temática que por vezes é discutida em diversos contextos formal e não formal. Este trabalho se apresenta no campo da educação não formal e se constitui a partir do objetivo de saber quais as práticas realizadas, como e qual a concepção e percepção que se tem de meio ambiente. O que nos levou a fazer uma revisão bibliográfica na Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), período entre 2010 a 2012 com foco nas práticas desenvolvidas em contexto não formal. O caminho trilhado apontou indícios para práticas ambientais que superam as questões enraizadas, a exemplo, da percepção naturalista para avançar na concepção e percepção de meio ambiente em direção à concepção globalizante, entendendo que nós seres humanos somos o meio ambiente e não parte dele. Environmental Education (EE) is a subject that is sometimes discussed in several formal and non-formal contexts. This work is presented in the field of non-formal education and is based on the objective of knowing which practices are performed, how and what is the conception and perception of the environment. This led us to make a bibliographic review in the Electronic Journal of Master's Degree in Environmental Education (REMEA), period between 2010 and 2012 focusing on practices developed in a non-formal context. The path traced pointed indications to environmental practices that overcome the issues rooted, for example, from the naturalistic perception to advance in the conception and perception of the environment towards the globalizing conception, understanding that we human beings are the environment and not part of it. La Educación Ambiental (EA) es una temática que a veces se discute en diversos contextos formal y no formal. Este trabajo se presenta en el campo de la educación no formal y se constituye a partir del objetivo de saber cuáles son las prácticas realizadas, cómo y cuál es la concepción y percepción que se tiene de medio ambiente. Lo que nos llevó a hacer una revisión bibliográfica en la Revista Electrónica de Maestría en Educación Ambiental (REMEA), período entre 2010 a 2012 con foco en las prácticas desarrolladas en contexto no formal. El camino trillado apuntó indicios para prácticas ambientales que superan las cuestiones arraigadas, a ejemplo, de la percepción naturalista para avanzar en la concepción y percepción del medio ambiente hacia la concepción globalizadora, entendiendo que los seres humanos somos el medio ambiente y no parte de él.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Seidel Vorpagel

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.

Rosangela Inês Matos Uhmann

Doutora em Educação nas Ciências (Unijuí). Professora do Curso de Química Licenciatura da UFFS, Campus Cerro Largo.

Referências

ALBERNAZ, Roselaine Machado; LAURINO, Débora. Formação Ecosófica: tramas entre a formação e a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 27, p.34-45, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3190>. Acesso em: 12 de Julho de 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 225, de 05 de outubro de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.ht>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6. ed. São Paulo: Gaia, 2000.

DUARTE, Martha Lydyanny de Araújo Silva; GUIMARÃES, Hindria Renally Cavalcanti; SILVA, Monica Maria Pereira da. Trabalhando Educação Ambiental através da arte na Terceira Idade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 25, n. 1, p.133-147, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378>. Acesso em: 09 de agosto de 2018.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/8-biblioteca/pdf/30405.pdf>. Acesso em: 07 de setembro de 2018.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 21. ed. Campinas SP: Papirus, 2012.

HENNING, Clarissa Corrêa; GARRÉ, Bárbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. Discursos da Educação Ambiental na mídia: uma estratégia de controle social em operação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 25, p.243-252, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3512>. Acesso em: 02 de agosto de 2018.

HÜLLER, Alexandre. A educação ambiental em órgãos públicos municipais através da a3p (agenda ambiental na administração pública) como uma nova ferramenta de gestão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 25, n. 1, p. 385-399, jul./dez. 2010. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3522/2099>. Acesso em: 06 de agosto de 2018.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

METTE, Gabriela; SILVA, Jadna Cristina Dittrich; TOMIO, Daniela. Trilhas interpretativas na mata atlântica: uma proposta para educação ambiental na escola. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 25, p.111-122, jul. 2010. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376>. Acesso em: 22 de agosto de 2018.

PALMA, Ivone Rodrigues. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento de Educação Ambiental. 2005. 72 f. (Mestrado) - Curso de Engenharia, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7708/000554402.pdf?sequence=1>. Acesso em: 05 de agosto de 2018.

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SALGADO, Gabrieli Nigra; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Percepção ambiental das/os participantes envolvidos com o projeto brotar (microbacia do córrego água quente, são carlos/são paulo) como subsídio à Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v.24, p. 397 – 412, jan./jul. 2010. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911/2337>. Acesso em: 22 de agosto de 2018.

SILVA, Nelma Bispo; JÚNIOR, Milton Ferreira da Silva. Educação Ambiental e práticas pedagógicas comunicativas no ensino fundamental do caic em vitória da conquista-BA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 29, p.1-14, jul./dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2894>. Acesso em: 25 de julho de 2018.

SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (org). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23-67.

STRIEDER, Roque. Educação Ambiental versus natureza humana: Do Homo rapiens ao Homo sapiens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 28, n. 0, p.189-204, jan./jun. 2012. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3114>. Acesso em: 14 de julho de 2018.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 2. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.

UHMANN, Rosangela Inês Matos; VORPAGEL, Fernanda Seidel; GÜNZEL, Rafaela Engers. Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e Alimentar. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1, p.242-259, abr. 2018. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256>. Acesso em: 30 de julho de 2018.

VORPAGEL, Fernanda Seidel; UHMANN, Rosangela Inês Matos. A questão da Educação Ambiental no Ensino Fundamental: Diferentes compreensões entre os alunos. In: IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2017, Santo Ângelo. Anais do IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. Santo Ângelo: Uri, 2017. v. 4, p. 1-8. Disponível em: <http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2017/home.htm>. Acesso em: 09 de agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Vorpagel, F. S., & Uhmann, R. I. M. (2018). Práticas e Concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente em contexto não formal<br>Practices and Conceptions of Environmental Education and Environment in non-formal context<br>Prácticas y Concepciones de Educación Ambiental y Medio Ambiente en contexto no formal. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 63–74. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8563

Edição

Seção

Artigos