EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERSUS NATUREZA HUMANA DO HOMO RAPIENS AO HOMO SAPIENS

Autores

  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc, Tunápolis/SC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3114

Palavras-chave:

Educação ambiental, Experiências formativas, Cuidado e ética.

Resumo

Uma reflexão bibliográfica como contribuição/convite para criar uma mudança de mentalidade sobre a natureza humana como uma das condições para a construção e a vivência do cuidado ambiental. Uma vivência possível se a decisão estiver comprometida com a sensibilidade do cuidado estendida para todas as formas vivas. A problemática motivadora: que experiências formativas contribuem para criar desejos em direção à superação de entraves teóricos, filosóficos e teológicos, que ainda abastecem a ganância utilitarista e dominadora nas relações humanas para com a natureza? Como objetivo: verificar as possibilidades de oferecer experiências formativas que permitam a criação de desejos de cuidado e colaboração, no universo das relações humanas para com a natureza. Os resultados indicam que cuidar da natureza mostra-se mais difícil do que parece e pregar a preservação é mais importante do que praticar. Nosso imaginário deseja as benesses da tecnociência realimentando o antropocentrismo, enquanto continuamos com dificuldades para vivenciar a interdependência. Concluímos que as parcerias do racionalismo tecnocientífico com a economia e a lógica consumista, obstrui a sensibilidade do cuidado. Que a possibilidade da educação ambiental passa pela oportunidade de vivenciar imaginários não centrados no ser humano, mas que o incluam, restaurando a face da sensibilidade solidária para com a natureza e a vida nas suas mais diversas formas e manifestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc, Tunápolis/SC.

Doutor em educação e docente do programa de mestrado em educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Downloads

Publicado

2012-11-27

Como Citar

Strieder, R. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERSUS NATUREZA HUMANA DO HOMO RAPIENS AO HOMO SAPIENS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3114