As pessoas com deficiência e a imersão no ambiente

vivências, impressões, expressões

Autores

  • Graziela Laurindo Fundação Catarinense de Educação Especial
  • Fatima Elizabeti Marcomin Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte - GPEA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14144

Palavras-chave:

educação ambiental; educação especial; fenomenologia bachelardiana.

Resumo

O artigo busca compreender as possibilidades de vivências promovidas com/no ambiente “natural”, ou com seus elementos, de contribuir ou potencializar o processo educacional das Pessoas com Deficiência (PcD). Sustenta-se na Fenomenologia Bachelardiana e nos quatro elementos da natureza presentes na obra desse filósofo, por meio da cartografia do imaginário e da pesquisa participante, com vistas a desvelar os meandros do fenômeno estudado. As imersões vivenciadas, sustentadas pelo diálogo e autonomia, revelaram que as PcD podem ser beneficiadas no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal se estimuladas a se relacionarem com o ambiente, ou seus elementos, de forma dialógica e autônoma, como protagonistas, e que manifestam reações de prazer, aprendizagem, realização, responsabilidade, cuidado e afeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Laurindo, Fundação Catarinense de Educação Especial

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), linha de pesquisa Educação em Ciências – Educação Ambiental. Pesquisa desenvolvida com Bolsa concedida pela CAPES. Atualmente atua na Fundação Catarinense de Educação Especial, APAE de Laguna, como coordenadora pedagógica. E-mail: grazillau@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1794-6850.  CV: http://lattes.cnpq.br/3902655937023921

Fatima Elizabeti Marcomin, Grupo Pesquisador em Educação Ambiental Comunicação e Arte - GPEA

Pós-Doutora em Educação – Educação Ambiental (PPGE-UFMT). Doutora em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN- UFSCar).  Professora Aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), linha de pesquisa Educação em Ciências – Educação Ambiental.  E-mail: fatimaelizabetimarcomin@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6217-2754. CV: http://lattes.cnpq.br/1185445232833748

 

Referências

ACSELRAD, Henri. Lógicas e práticas sócio-políticas que ampliam a vulnerabilidade social: o papel da pesquisa. 2006. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2011/12/Vulnerabilidades_-_Henri_Acselrad.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008a. (Tópicos).

BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Tradução de Paulo Neves. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008b. (Tópicos).

BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Tópicos).

BOFF, Leonardo. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 28-35, out./mar. 2005. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1503/1689. Acesso em: 10 mar. 2019.

BORGES, Jorge Amaro de Souza. Meio ambiente e interação social. 2016. Disponível em:

https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2016/06/meio-ambiente-e-inclusao-social-diálogos-necessarios-por-jorge-amaro-de-souza-borges Acesso em: 20 jun. 2018.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu. A pesquisa participante e a partilha do saber: uma introdução. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante: o saber da partilha. São Paulo: Ideias e Letras, 2006. p. 9-20.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O ambiente, o sentimento e o pensamento: dez esboços de ideias para pensar o trabalho do ambientalista e do educador ambiental. In: DICKMANN, Ivo;

BATTESTIN, C. [Org.]. Educação Ambiental na América Latina. Chapecó: Plataforma Acadêmica, 2018. p. 7-43.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 fev. 2019.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 11 fev. 2019.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm. Acesso em: 10 maio 2019.

BRASIL. Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências. 1999. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000 e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 14 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 21 maio 2019.

COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico B. Perspectivas interdisciplinares à luz de Paulo Freire: contribuições político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. In:

DICKMANN, Ivo; BATTESTIN, Cláudia (Org.). Educação Ambiental na América Latina. Chapecó: Plataforma Acadêmica, 2018. p. 77-103. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=D- Acesso em: fev. 2020.

DALLA-NORA, Giseli. A água e a Cartografia do Imaginário nos climas de três territórios geográficos. 2018. Tese (Doutorado)-Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GOMES, Giselly; SATO, Michèle; SILVA, Regina Aparecida da. Mudanças Climáticas e as Pessoas com Deficiência Visual: reflexões sobre a (in)acessibilidade na Informação e na Comunicação. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 36, n. 1, p. 129-145, jan./abr. 2019.

GUIMARÃES, Mauro; PINTO, Vicente Paulo dos Santos. Alternativas para processos formativos de educação ambiental: a proposta da “(com)vivência pedagógica” diante de grandes e radicais desafios. Rev. Elet. Mestr. Educ. Amb., Rio Grande, p. 118-131, set. 2017.

GUGEL, Maria Aparecida. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID. 2008. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php#autor. Acesso em: 11 fev. 2019.

LAGUNA. Portal de Turismo. Molhes da Barra, o quebra-mar. Disponível em:

https://turismo.laguna.sc.gov.br/equipamento/index/codEquipamento/8000 Acesso em: 06 out. 2019.

LARAIA, Maria Ivone Fortunato. A pessoa com deficiência e o direito ao trabalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp121701.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MONTEIRO, Alessandra Andrea. Corporeidade e educação física: Histórias que não se contam na escola! 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2009.

NEGREIROS, Dilma de Andrade. Acessibilidade Cultural: por que, onde, como e para quem? 2014. Monografia (Especialização em Acessibilidade Cultural) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

ONU. Organização das Nações Unidas. O futuro que queremos. Declaração Final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO + 20). Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://riomais20sc.ufsc.br/files/2012/07/CNUDS-vers%C3%A3o-portugu%C3%AAs-COMIT%C3%8A-Pronto1.pdf Acesso em: fev. 2020.

PALMA, Sonia. Cartografia do imaginário: a dimensão poética e fenomenológica da educação ambiental. Cuiabá (MT): Instituto de Educação/IE, 2011.

PASSOS, Luiz Augusto; SATO, Michèle. De asas de jacarés e rabos de borboletas à construção fenomenológica de uma canoa. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura (Orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 213-232.

ROSA, Annamaria Silvana de; FARR, Robert. Icon and symbol: Two sides of the coin in the investigation of social representations. In: BUSCHINI, Fabrice; KALAMPALIKIS, Nikos (Eds.). Penser la vie, le social, la nature. Melanges en hommage à Serge Moscovici. Paris: Les Editions de la Maison des Sciences de l’Homme, 1996. p. 237-256.

SATO, Michèle. Cartografia do imaginário no mundo da pesquisa. In: ABÍLIO, F. (Org.).

Educação Ambiental para o Semiárido. João Pessoa: EdUFPB, 2011. p. 539-569.

SATO, Michèle; LUIZ, Thiago Cury. Devaneio em chamas: Bachelard põe a mão no fogo pelo imaginário. Rev. Educ. Públ., Cuiabá v. 28 n. 69 p. 703-716 set./dez. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336061999_Devaneio_em_chamas_Bachelard_poe_a_mao_no_fogo_pelo_imaginario Acesso em: 28 fev. 2021.

SILVA, Otto Marques da. A Epopeia Ignorada: Uma Questão de Competência, A Integração das Pessoas com Deficiência no Trabalho. São Paulo: Cedas, 1987.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Transgredindo e reinventando a educação ambiental “com partido”. In: DICKMANN, Ivo; BATTESTIN, Cláudia (Org.). Educação Ambiental na América Latina. Chapecó: Plataforma Acadêmica, 2018. p. 4-6. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=D- Acesso em: fev. 2020.

WERNECK-REGINA, Adriana; SATO, Michèle. O mito na aprendizagem: outra maneira de ensinar. Revista de Educação Pública, v. 23, n. 54, 2014. Disponível em: http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/947. Acesso em: 10 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Laurindo, G. ., & Marcomin, F. E. (2023). As pessoas com deficiência e a imersão no ambiente: vivências, impressões, expressões. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 274–294. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14144