v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo

					Visualizar v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo
Publicado: 2023-04-14

Editorial

  • Editorial

    Cíntia Gruppelli da Silva; Tamires Lopes Podewils
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.15328

Artigos

  • Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news intersecções discursivas

    Joseeldo da Silva Júnior, Gracimário Bezerra, Francisco Vieira da Silva
    10-30
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13535
  • A performance, o suprasensorial e a experiência nas Instalações da Trilha da Vida.

    José Matarezi, Mariluci Neis Carelli, Nadja de Carvalho Lamas
    31-52
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13800
  • Impacto dos desastres naturais em uma população do Sul do Brasil e a importância da Educação Ambiental para redução dos riscos

    Aline Costa Gonzalez, Vilmar Alves Pereira, Irene Carniatto, Ana Carolina Dalla Valle
    53-73
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13935
  • Juventudes e(m) movimentos ambientalistas: militâncias e ativismos para adiar o fim do mundo

    Matheus Sampaio Favrat Santos, Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
    74-95
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14039
  • Desenhos infantis como ferramenta de análise da percepção sobre o meio ambiente

    Rejane Barbosa de Oliveira, Dirce Coronado Prestes
    96-119
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14431
  • A dimensão ambiental no percurso curricular do curso técnico em agropecuária problematizações e contribuições a partir da educação ambiental

    Lidiane Silva Braga, Carlos Renato Carola
    120-142
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13387
  • Papel da Educação Ambiental para a Educação de Jovens e Adultos

    Alexandre Barra Medeiros, Maria Beatriz Junqueira Bernardes
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13446
  • Qualidade ambiental de edificações de ensino: uma ferramenta educativa para reflexão

    Luara Ribeiro Marrocos, Eduardo Humberto Ditt, Silvia Kimo Costa, Karin Ingrid Rettl
    163-183
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13435
  • Contribuição da educação ambiental no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a partir da problemática do acesso a água no brasil

    Kettrin Maracajá, Joyce Souza Silva, Moniele de Fátima Diniz, Maria de Fátima Martins
    184-199
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12804
  • Sustentabilidade e educação contribuições do pensamento freiriano

    Marina Comerlatto da Rosa, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
    200-218
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14017
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no currículo da Educação Superior com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

    Raquel Weyh Dattein, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13577
  • Água, ar e solo análise de ideias reveladas por alunos do 1.º CEB e contributos para a educação ambiental

    Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira, Cátia Rodrigues Sousa
    239-256
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14468
  • Educação, meio ambiente e saúde nas escolas um olhar da Educação Ambiental Crítica

    Theoffillo da Silva Lopes, Francisco José Pegado Abílio, Amanda da Rocha Moura
    257-273
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13536
  • As pessoas com deficiência e a imersão no ambiente vivências, impressões, expressões

    Graziela Laurindo, Fatima Elizabeti Marcomin
    274-294
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14144
  • Artesanía indígena como punto de partida para comprender la resistencia y pertenencia al lugar

    Lissette Torres, Cláudia da Silva Cousin, Narjara Mendes Garcia
    295-309
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13879
  • A importância da educação ambiental na preservação das aves no Parque das Acácias em Uberaba, MG

    Catarina Teixeira, Gabriel Beraldo
    310-331
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13849
  • Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral

    Rhuann Carlo Viero Taques, Djankaw Kilombola de Lima Marques, Fabio Teruo Mise
    332-349
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564
  • Um estudo de caso no museu de zoologia da Universidade Estadual de Londrina uma experiencia formativa acerca dos animais taxidermizados

    Adriana Regina de Jesus Santos, Lucas Henrique dos Santos
    350-366
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12271
  • Território, trabalho e gênero mulheres quebradeiras de coco babaçu na Educação Ambiental Crítica

    Graziela Dantas, Maria Consuelo Alves Lima
    367-388
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14413
  • As contribuições dos gêneros textuais midiáticos na educação ambiental crítica

    Flávia Tatiane Ruiz Braga, Marcia Regina Royer
    389-404
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13610
  • Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro

    Rafael Cardozo Figueredo, Patricia Limaverde
    405-428
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13562
  • Percepção naturalista do ambiente de alunos concluintes EaD em um curso de Ciências Biológicas e suas implicações educacionais

    Flávio Augusto Monteiro dos Santos, Anderson dos Santos Portugal
    429-451
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12264