Artesanía indígena como punto de partida para comprender la resistencia y pertenencia al lugar

Autores

  • Lissette Torres Universidade Federal de Rio Grande, FURG https://orcid.org/0000-0001-5607-4525
  • Cláudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13879

Palavras-chave:

Artesanato, Lugar, Pertencimento, Educação ambiental

Resumo

Comparto en estas líneas, un pedacito de las motivaciones y reflexiones que me llevaron a plantearme una tesis de doctorado, que abordó a la artesanía del Pueblo Saraguro de Ecuador, como un proceso educativo ambiental. Aquí se encuentran los caminos previos que, matizados con el sentimiento de pertenencia, han ido entrelazándose para abrir espacios a otras cuestiones relevantes también en materia indígena y de Educación Ambiental: ¿cómo se percibe el lugar? ¿Cuál es la relación entre él y las luchas sociales? Escribo, también, desde el sentimiento que me produjo ser ecuatoriana en un momento de levantamiento popular en mi país, desde esas ausencias y nostalgias que hoy se manifiestan fuertemente, en ese clamor popular que acompaño desde lejos, en ese “(re)existir en tiempos de retroceso”.

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Biografia do Autor

Lissette Torres, Universidade Federal de Rio Grande, FURG

Sou Médica Veterinaria e Zootecnia da Universidade de Cuenca-Ecuador (2012), com experiência na área de produção e saúde animal, além de identificação e rastreabilidade, no campo de Azuay. Trabalhei com comunidades rurais e algumas indigenas na província de Azuay, através do Ministério da Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca do Equador, em identificação animal, por sua vez, no ensino da aplicação de medicamentos, o melhoramento da produção animal, a prevenção da doenças na província e do uso de fertilizantes orgânicos no solo. Ganhei uma bolsa de estudos de quarto nível, no Programa de Bolsas "Concurso público 2013 Primeira Fase" do Equador, do Comitê Executivo da Bolsa Nacional do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação - SENESCYT. Estudei o Mestrado em Gestião e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile, obtendo o título de Magister em 2016. Em dezembro do 2017, recebí uma bolsa de estudos da OEA / Coimbra para obter um Doutorado em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Brasil. Atualmente estou cursando o Doutorado em Educação Ambiental, na FURG.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

[1]Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Torres, L., da Silva Cousin, C. ., & Mendes Garcia, N. . (2023). Artesanía indígena como punto de partida para comprender la resistencia y pertenencia al lugar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 295–309. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13879