Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro

Autores

  • Rafael Cardozo Figueredo Universidade Estadual do Ceará
  • Patricia Limaverde Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13562

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Livro Didático, Ensino Médio, DCNEA, BNCC

Resumo

Este trabalho apresenta a proposta e o processo de elaboração de um livro didático de Educação Ambiental Crítica no Ensino Médio brasileiro. Assumindo a necessidade de se repensar a prática da Educação Ambiental na educação formal, a proposição do livro se sustenta a partir de considerações apresentadas sobre a Educação Ambiental escolar e o papel do livro didático na educação básica brasileira. Sua elaboração se consolida a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (BRASIL, 2012) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL 2018) inferidas aos desafios apresentados por diferentes autores para a superação da atual prática educacional sobre as questões socioambientais no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Rafael Cardozo Figueredo, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Biologia na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Patricia Limaverde, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora do Curso de Graduação em Ciências BIológicas da e do Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Cardozo Figueredo, R., & Limaverde Nascimento, P. (2023). Proposição de um livro didático para uma abordagem crítica da Educação Ambiental no Ensino Médio brasileiro. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 405–428. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13562