As contribuições dos gêneros textuais midiáticos na educação ambiental crítica

Autores

  • Flávia Tatiane Ruiz Braga Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí – UNESPAR
  • Marcia Regina Royer Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13610

Palavras-chave:

Gênero textual midiático, mídias educacionais, formação de professores

Resumo

A Educação Ambiental, enquanto tema de importância social, deve ser discutida de forma crítica dentro dos ambientes formais de ensino. Assim, o objetivo deste estudo é evidenciar e refletir sobre como o ensino por meio de Gêneros Textuais Midiáticos potencializa a compreensão crítica sobre a Educação Ambiental (EA). Por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e teórica, buscou-se discutir sobre os objetos de estudos Educação Ambiental e Gêneros Textuais Midiáticos nas três instâncias da Educação: Ensino Fundamental, Médio e Superior. As fontes para obtenção de dados foram periódicos da área, dissertações e teses que discutem sobre o assunto. Foi possível compreender a importância que estes temas têm no ensino para a formação do cidadão. Considerando-se um aspecto fundamental a utilização de Gêneros Textuais Midiáticos para a discussão de temas tão importantes na sociedade como a Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Flávia Tatiane Ruiz Braga, Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí – UNESPAR

Licenciada em Letras- Português/Espanhol. Especialização em Educação Especial. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Paranavaí. Professora de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Sala de Recursos do Estado do Paraná.

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí.

Bióloga, Mestre e Doutora em Agronomia. Professora Associada C da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Paranavaí, atuando no colegiado de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR).

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Braga, F. T. R., & Royer, M. R. R. (2023). As contribuições dos gêneros textuais midiáticos na educação ambiental crítica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 389–404. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13610