Educação, meio ambiente e saúde nas escolas

um olhar da Educação Ambiental Crítica

Autores

  • Theoffillo da Silva Lopes Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-7775-4885
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda da Rocha Moura Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13536

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Meio Ambiente, Saúde nas Escolas

Resumo

Este estudo buscou identificar quais as concepções sobre Educação Ambiental dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, e como estes pensam poder contribuir com as temáticas ambientais e de saúde em sala de aula, a partir da Educação Ambiental. Através de uma abordagem qualitativa e sob orientação epistemológica do Materialismo Histórico-Dialético, foi aplicado um questionário com vinte estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, para compreender as concepções dos mesmos sobre a Educação Ambiental e a abordagem teórica e metodológica de temas educacionais, ambientais e de saúde nas escolas. Como resultados, foi possível observar diversidade de concepções sobre a EA, assim como incoerências que refletem a falta de embasamento teórico sobre suas vertentes e a superficialidade de discursos sobre a reflexão e a crítica em suas práticas. Concluiu-se que o aprofundamento e a compreensão da EA Crítica se fazem solícitos na formação inicial e continuada de sujeitos que atuarão na educação na busca de transformação da realidade.

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Biografia do Autor

Theoffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação PPGE/UFPB; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFPB; Pedagogo da UFPB; e Professor de Educação Básica I na Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB.

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB, licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB, Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB, Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato.

Amanda da Rocha Moura, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação PPGE/UFPB. Especialista em Supervisão e Orientação. Universidade Federal da Paraíba. Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em João Pessoa - PB.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Lopes, T. da S., Abílio, F. J. P., & Moura, A. da R. (2023). Educação, meio ambiente e saúde nas escolas: um olhar da Educação Ambiental Crítica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 257–273. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13536