Educação, meio ambiente e saúde nas escolas
um olhar da Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13536Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica, Meio Ambiente, Saúde nas EscolasResumo
Este estudo buscou identificar quais as concepções sobre Educação Ambiental dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, e como estes pensam poder contribuir com as temáticas ambientais e de saúde em sala de aula, a partir da Educação Ambiental. Através de uma abordagem qualitativa e sob orientação epistemológica do Materialismo Histórico-Dialético, foi aplicado um questionário com vinte estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Paraíba, para compreender as concepções dos mesmos sobre a Educação Ambiental e a abordagem teórica e metodológica de temas educacionais, ambientais e de saúde nas escolas. Como resultados, foi possível observar diversidade de concepções sobre a EA, assim como incoerências que refletem a falta de embasamento teórico sobre suas vertentes e a superficialidade de discursos sobre a reflexão e a crítica em suas práticas. Concluiu-se que o aprofundamento e a compreensão da EA Crítica se fazem solícitos na formação inicial e continuada de sujeitos que atuarão na educação na busca de transformação da realidade.
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