Educação Ambiental contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos no bioma Caatinga: vivências pedagógicas em uma escola pública do Cariri Paraibano

Autores

  • Myller Gomes Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
  • Francisco José Pegado Abílio UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6613

Palavras-chave:

Educação Formal. Meio Ambiente. Atividades Pedagógicas.

Resumo

O presente estudo objetivou desvelar princípios teórico-metodológicos para a efetivação de uma Educação Ambiental Crítica contextualizada para o bioma Caatinga na Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do Cariri Paraibano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados deu-se através de questionários estruturados. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos alunos relacionou o conceito de Meio Ambiente a categoria como “Lugar para viver” (pré-teste), e “Natureza” (pós-teste). Já o de Educação Ambiental com a categoria preservacionista (no pré e pós-teste). Foram realizadas sete vivências, utilizando de diversas modalidades didáticas, técnicas e recursos. Durante a realização das vivências foi notório o interesse e a melhoria na capacidade de discussão sobre os temas em diálogo dos educandos, fenômeno comprovado pelas diferentes respostas que ocorreram no questionário pós-teste em comparação ao pré-teste.

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Biografia do Autor

Myller Gomes Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Mestrando PRODEMA-UFPB, Licenciado em Ciências Biológicas - UFPB. É membro do GEPEA-GEPEC-UFPB.

Francisco José Pegado Abílio, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Graduado em Ciências Biológicas-UFPB, Mestre em Ciências Biológicas-UFPB, Doutor em Ciências-UFSC, Pós-Doutorado em Educação-UFMT

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Machado, M. G., & Abílio, F. J. P. (2017). Educação Ambiental contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos no bioma Caatinga: vivências pedagógicas em uma escola pública do Cariri Paraibano. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 127–147. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6613

Edição

Seção

Artigos