v. 34 n. 1 (2017)

					Visualizar v. 34 n. 1 (2017)
Publicado: 2017-05-04

Editorial

Artigos

  • Agenda 21 do município de Magé-RJ e suas interfaces com a nova pedagogia da hegemonia

    Anne Kassiadou Menezes, Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Celso Sánchez Pereira
    4-23
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6537
  • Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil

    Ladivania Medeiros do Nascimento, Ana Paula Dias Vitorino de Arruda, Uaine Maria Felix dos Santos
    24-38
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539
  • Os valores estéticos e éticos no cenário das mudanças do clima

    Valéria Ghisloti Iared
    39-56
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6540
  • Contribuições da Educação Ambiental na Política Nacional de Resíduos Sólidos

    Ari Silva Gobira, Rafael Alves de Araujo Castilho, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos
    57-71
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6567
  • Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas

    Gabriella Eldereti Machado, Janaína Balk Brandão
    72-91
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6589
  • Educação Ambiental e formação de professores enquanto “sujeitos ecológicos”: processos de formação humana, empoderamento e emancipação

    Daniela Bertolucci Campos, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
    92-107
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6594
  • Relações entre ecopedagogia e a infância: um estudo sobre memórias, experiências e identidades de um professor de geografia

    Wesley Marven de Freitas Silva, Maria Cristina Alves de Almeida, Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar
    108-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6598
  • Educação Ambiental contextualizada para a Educação de Jovens e Adultos no bioma Caatinga: vivências pedagógicas em uma escola pública do Cariri Paraibano

    Myller Gomes Machado, Francisco José Pegado Abílio
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6613
  • A Dimensão Ambiental da temática Água no Exame Nacional do Ensino Médio

    Joana Evelyn Alcântara Nascimento, Monica Lopes Folena Araújo
    148-167
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6617
  • Educação Ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará

    José Bittencourt da Silva, Maria Cecília de Paula Silva
    168-185
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6619
  • La educación estético-ambiental como un imperativo de la educación en las condiciones de la crisis socio-ambiental contemporánea

    Lurima Estevez Alvarez, Elisabeth Brandão Schmidt, Pablo René Estévez
    186-200
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6627
  • Normalizando um certo modo de vida: aportes legais que auxiliam na fabricação do dispositivo da Educação Ambiental

    Bárbara Hees Garré, Paula Corrêa Henning
    201-216
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6629
  • Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica

    Adelmo Fernandes de Araújo, Maria Marly de Oliveira
    217-232
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6675
  • A teoria Fleckiana como subsidio a uma Educação Ambiental holística na práxis educativa docente

    Raimunda Kelly Silva Gomes
    233-249
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6685
  • “Pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim e os entrecruzamentos com a natureza: contribuições para o campo da Educação Ambiental

    Luana Santos da Silva, Narjara Mendes Garcia
    250-269
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6691
  • Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental

    Ângelo Francklin Pitanga, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Maria Inêz Oliveira Araujo
    270-289
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6692
  • Quilombo Boqueirão da Arara, Caucaia, Ceará: Histórias, memórias e saberes tradicionais

    Tânia Gorayeb Sucupira, Cristine Brandenburg, José Gerardo Vasconcelos
    290-310
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6702
  • Educações inversas e ecologias infernais: experiências para pensar as educações ambientais a partir dos contos de horror do Heavy Metal de King Diamond

    Rodrigo Barchi
    311-329
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6786

Resenhas

  • MENDES, André Trigueiro. Mundo Sustentável 2: novos rumos para um planeta em crise. São Paulo: Globo, 2012.

    José Bittencourt da Silva
    330-336
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6667