Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6675Resumo
Os paradigmas regem nosso modo de pensar e determinam o modo de agir; assim, as concepções e ações docentes estão pautadas no cartesianismo. Reconhecer a complexidade é condição para se trabalhar as questões do meio ambiente na escola. Nesta pesquisa, os dados foram construídos através CHD (entrevistas), categorizados e analisados através da Análise Hermenêutico-Dialética. As concepções identificadas apresentam uma visão intervencionista, naturalista, individual, disciplinar e comportamental da educação ambiental. Existem professores que não realizam atividades, outros as desenvolvem de maneira descontextualizada, não transversal e disciplinar. Os resultados apontam que as concepções e as atividades docentes constituem um obstáculo para a formação de indivíduos críticos e transformadores. Investir na formação docente para se trabalhar a educação ambiental é uma saída, sobretudo se enfatizada na construção de conceitos específicos e na complexidade.Downloads
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Publicado
2017-05-04
Como Citar
Araújo, A. F. de, & de Oliveira, M. M. (2017). Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 217–232. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6675
Edição
Seção
Artigos