Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica

Autores

  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Marly de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6675

Resumo

Os paradigmas regem nosso modo de pensar e determinam o modo de agir; assim, as concepções e ações docentes estão pautadas no cartesianismo. Reconhecer a complexidade é condição para se trabalhar as questões do meio ambiente na escola. Nesta pesquisa, os dados foram construídos através CHD (entrevistas), categorizados e analisados através da Análise Hermenêutico-Dialética. As concepções identificadas apresentam uma visão intervencionista, naturalista, individual, disciplinar e comportamental da educação ambiental. Existem professores que não realizam atividades, outros as desenvolvem de maneira descontextualizada, não transversal e disciplinar. Os resultados apontam que as concepções e as atividades docentes constituem um obstáculo para a formação de indivíduos críticos e transformadores. Investir na formação docente para se trabalhar a educação ambiental é uma saída, sobretudo se enfatizada na construção de conceitos específicos e na complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2004), Especialização em Ensino de Bilogia (2006), Mestrado em Ensino das Ciências (2011), todas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Doutorando em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE) e Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL. Tem experiência na área de ensino, lecionando na educação básica, nas disciplinas de Biologia (EM) e Ciências (EF). Desenvolve estudos e pesquisas na área de formação de professores (prática docente em educação ambiental e meio ambiente), num enfoque das teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade, usando a estratégia de ensino aprendizagem do Método de Projetos (Projetos de Trabalho).

Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação (PHD - Université de Sherbrooke - Quebec- Canadá). Atualmente é professora do quadro permanente do Mestrado e Doutorado do Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores -CNPq-UFRPE. Educadora e pesquisadora comprometida com posturas inter e transdisciplinares adotando como carro-chefe de suas pesquisas, o Círculo hermenêutico?dialético (CHD) articulado com a Dialogicidade (Paulo Freire) e o Pensamento Complexo (Edgar Morin). Autora de vários livros, artigos científicos, é também autora de uma nova proposta de pesquisa qualitativa, denominada Metodologia Interativa e de uma proposta didático-pedagógica que tem a denominação de Sequência Didática Interativa (SDI). Proferiu a Conferencia de abertura do 2o Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa no dia 16-07-2013 na cidade de Aveiro-PT.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Araújo, A. F. de, & de Oliveira, M. M. (2017). Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 217–232. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6675

Edição

Seção

Artigos