Educação Ambiental e formação de professores enquanto “sujeitos ecológicos”: processos de formação humana, empoderamento e emancipação

Autores

  • Daniela Bertolucci Campos Doutoranda em Educação / Departamento de Educação / Pós-Graduação em Educação Ambiental / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro –SP
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro - SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6594

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica. Formação de professores. Empoderamento

Resumo

Para uma Educação Ambiental crítica e emancipatória é necessário preparar professores que atuem enquanto “sujeitos ecológicos”, ou seja, possíveis educadores ambientais no âmbito formal. Esta formação, inicial e/ou continuada, deve transcender os objetivos programáticos dos cursos de graduação e metodologias de capacitação para trabalhar a formação de uma identidade pessoal e profissional ligada à temática ambiental. Com base em resultados obtidos em estudos anteriores, revisão e reflexão da literatura sobre o tema, discorreremos sobre esta formação identitária rumo à constituição de “sujeitos ecológicos”, que está relacionada a processos de educação enquanto formação humana, empoderamento e emancipação.

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Biografia do Autor

Daniela Bertolucci Campos, Doutoranda em Educação / Departamento de Educação / Pós-Graduação em Educação Ambiental / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro –SP

Doutoranda em Educação (UNESP). Bióloga (USP), pedagoga (UFSJ) e especialista em EAD (UNESP)

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro - SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro - SP

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Campos, D. B., & Cavalari, R. M. F. (2017). Educação Ambiental e formação de professores enquanto “sujeitos ecológicos”: processos de formação humana, empoderamento e emancipação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 92–107. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6594

Edição

Seção

Artigos