A Dimensão Ambiental da temática Água no Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Joana Evelyn Alcântara Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6617

Palavras-chave:

Dimensão Ambiental. Água. ENEM.

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender como a dimensão ambiental da temática água está presente nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A mesma configura-se como uma investigação documental, na qual recorremos à de análise de conteúdo das questões do ENEM dos anos 2009 a 2015. Em um total de 1440 questões, 52 (3,6%) delas se referem à temática água, sendo que a maioria encontra-se na área de Ciências da Natureza. Deste total, 27 (1,9%) questões trazem a dimensão ambiental desta temática. Vários são os assuntos abordados em relação à temática água, dentre eles destacamos: poluição, desperdício e saneamento. Verificamos ainda que as identidades da Educação Ambiental conservadora e crítica estão em maior número nas questões analisadas.

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Biografia do Autor

Joana Evelyn Alcântara Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre pelo Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino das Ciências. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Nascimento, J. E. A., & Araújo, M. L. F. (2017). A Dimensão Ambiental da temática Água no Exame Nacional do Ensino Médio. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 148–167. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6617

Edição

Seção

Artigos