Educação Ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará

Autores

  • José Bittencourt da Silva Universidade Federal do Pará
  • Maria Cecília de Paula Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6619

Resumo

A Educação Ambiental (EA) pode ser compreendida como um campo de disputa entre agentes que lutam pela legitimidade teórica e prática em contextos sociais diversos. O presente texto expõe e analisa um projeto de EA em uma escola de tempo integral no município de Belém, estado do Pará. Com base em investigação de campo do tipo survey aponta-se o viés conservador, despolitizado, acrítico, ingênuo e naturalista desse projeto, sem demérito ao empenho dos professores e gestores da escola quanto ao compromisso e protagonismo com os objetivos educacionais traçados. A visão educacional escolar do projeto reflete a hegemônica prevalência da macrotendência pragmática presente na prática pedagógica das instituições de ensino brasileiras e paraense.

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Biografia do Autor

José Bittencourt da Silva, Universidade Federal do Pará

Sociólogo e especialista em Ciência Política (IFCH/Universidade Federal do Pará – UFPA), mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutor em Ciências Ambientais (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA). Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (ICED)/ Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA).

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Sociologia e Antropologia na Universidade de Estrasburgo/França. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

da Silva, J. B., & Silva, M. C. de P. (2017). Educação Ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 168–185. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6619

Edição

Seção

Artigos