Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil

Autores

  • Ladivania Medeiros do Nascimento JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
  • Ana Paula Dias Vitorino de Arruda
  • Uaine Maria Felix dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539

Palavras-chave:

Trilha, Interpretação ambiental, Jardim Botânico

Resumo

Nas últimas décadas a Educação Ambiental vem buscando sensibilizar a sociedade para a problemática ambiental, utilizando a interpretação ambiental como instrumento de comunicação. Os jardins botânicos, como áreas que tem como missão a educação, a cultura, o lazer e a conservação do meio ambiente, têm as trilhas ecológicas interpretativas como ferramenta para atingir esse processo de sensibilização. Foram aplicados questionários semiestruturados aos visitantes, após a realização do passeio nas trilhas guiadas e autoguiadas do Jardim Botânico do Recife, com objetivo de avaliar placas, pontos de parada, percurso, didática utilizada pelo monitor e satisfação com relação ao espaço. Foi possível observar que as estratégias didáticas, assim como os equipamentos utilizados nas trilhas, serviram de ferramenta educativa e de sensibilização para a maioria dos visitantes.

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Biografia do Autor

Ladivania Medeiros do Nascimento, JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE, PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

Engenheira Florestal, com Mestrado e Doutorado em Botânica. Analista de Desenvolvimento Ambiental do Jardim Botânico do Recife, Prefeitura do Recife. Atuação na área de Pesquisa em Floresta, com ênfase em sucessão, regeneração natural, ecologia e florística.

Ana Paula Dias Vitorino de Arruda

Graduada em Engenharia Florestal, Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014).

Uaine Maria Felix dos Santos

Graduada em Engenharia Florestal, Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014).

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

do Nascimento, L. M., Arruda, A. P. D. V. de, & Santos, U. M. F. dos. (2017). Trilhas autoguiadas e guiadas: instrumento de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 24–38. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6539

Edição

Seção

Artigos