Contribuições da Educação Ambiental na Política Nacional de Resíduos Sólidos

Autores

  • Ari Silva Gobira Centro Universitário Una http://orcid.org/0000-0002-8844-1059
  • Rafael Alves de Araujo Castilho Centro Universitário Una
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6567

Palavras-chave:

Política Ambiental. Resíduos Sólidos. Gestão Social.

Resumo

O artigo tem como objetivo debater a importância da educação ambiental para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, destacando a relação existente entre esta e a Política Nacional de Educação Ambiental. Este estudo possui característica qualitativa e a pesquisa exploratória foi realizada por meio de uma revisão de literatura considerando como referências principais as políticas ambientais analisadas e demais referências bibliográficas relacionadas ao tema. É na educação ambiental que várias outras políticas ambientais podem ter o seu fortalecimento e concretização das ações socioambientais previstas nas legislações ambientais brasileiras. Portanto, concluiu-se que apesar da relação direta e objetiva entre as políticas objeto deste estudo, percebe-se que ainda existem limitações de implantação de ambas as Políticas que impactam de forma sistêmica no alcance dos objetivos propostos por cada uma delas.

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Biografia do Autor

Ari Silva Gobira, Centro Universitário Una

Graduado em Ciências Biológicas, especialista em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, pelo Centro Universitário UNA. Possui capacitação de Consultoria Ambiental pela GS Educacional. Consultor Ambiental pela ABR Consultoria Ambiental, empresa que atua na área de prestação de serviços ambientais. Possui experiência profissional na área de educação ambiental, gestão de resíduos, coordenação de projetos ambientais e avaliação ambiental. Integrante do Grupo de Pesquisa: Trabalho-educação e desenvolvimento local, que tem como objetivo estimular, executar, sistematizar e socializar pesquisas sobre trabalho-educação e desenvolvimento local constituindo-se como ambiência propícia para a produção de conhecimento e a formação de novos pesquisadores. Integrante do quadro de Especialista, na área de Educação Ambiental, do Conselho regional de Biologia - 4ª Região.

Rafael Alves de Araujo Castilho, Centro Universitário Una

Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNA (2009), pós graduado em MBA de Gestão Estratégica em Sustentabilidade e Responsabilidade Social (2010) e mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local na mesma instituição. Atualmente é Sócio-Diretor da Focus Aprendizado Organizacional, Coordenador do curso de Pós-graduação MBA em Gestão Estratégica da Qualidade do Centro Universitário UNA e professor de cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência profissional na área de Ciências Administrativas, com ênfase em Gestão da Qualidade e Ambiental, assim como, em Gestão Estratégica e Sistemas Integrados de Gestão, baseados no Modelo de Excelência da Gestão, e nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Atua ainda voluntariamente como Orientador e Examinador em Prêmios da Qualidade e Ambientais baseados no Modelo de Excelência da Gestão, Modelo de Gestão da Sustentabilidade e outros modelos. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Trabalho-educação e desenvolvimento local, que tem como objetivo estimular, executar, sistematizar e socializar pesquisas sobre trabalho-educação e desenvolvimento local constituindo-se como ambiência propícia para a produção de conhecimento e a formação de novos pesquisadores.

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Centro Universitário Una

Doutora em Ciências, pela Universidade Federal de Lavras para a qual foi selecionada em primeiro lugar, em 2004, e aprovada com conceito A, em 2007. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Meio Ambiente, aprovada com distinção, em 2001. Especialista em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais onde graduou em Ciências (1997). Coordenou por três anos, o curso técnico em Meio Ambiente (Colégio Pio XII) onde lecionou disciplinas relacionadas a educação ambiental, estudos ambientais, planejamento ambiental, recuperação de áreas degradadas, orientação de estágio e, por oito anos, o curso de graduação tecnológica em Gestão Ambiental (Centro Universitário UNA) onde lecionou disciplinas relacionadas à gestão e educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e formação interdisciplinar e desenvolveu projetos de pesquisa e extensão. Integrou o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Turismo e Meio Ambiente, no período de 2008 a 2010, no Centro Universitário UNA. Professora adjunta no curso de Ciências Biológicas; no Mestrado Profissional em Administração, atuando na Linha de Pesquisa Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade e no Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, atuando nas Linhas de Pesquisa: Educação - Trabalho e Desenvolvimento Local (POIESIS) e Gestão Social e Desenvolvimento Local no Centro Universitário UNA. Atua voluntariamente como examinadora em Prêmios Ambientais baseados no Modelo de Gestão para o Desempenho Ambiental. Atualmente, pesquisa temas relacionados às Ciências Ambientais nas áreas de educação, gestão, planejamento e qualidade ambiental.

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Publicado

2017-05-04

Como Citar

Gobira, A. S., Castilho, R. A. de A., & Vasconcelos, F. C. W. (2017). Contribuições da Educação Ambiental na Política Nacional de Resíduos Sólidos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 57–71. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6567

Edição

Seção

Artigos