Normalizando um certo modo de vida: aportes legais que auxiliam na fabricação do dispositivo da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6629

Resumo

O presente texto diz respeito a um recorte de tese de doutorado que teve como objetivo de pesquisa analisar o funcionamento e a potencialização do dispositivo da Educação Ambiental na revista Veja na atualidade. O propósito deste artigo é de analisar algumas legislações que tratam do campo ambiental e que compõem um dos elementos deste dispositivo, pois como ensina Foucault (1990) o dispositivo é um “conjunto heterogêneo”. Desse modo, o estudo se debruça em olhar algumas leis que tratam da questão ambiental, problematizando o quanto o campo jurídico normaliza certo modo de vida. Discute-se o quanto as leis, as diretrizes, os parâmetros, enfim, as práticas jurídicas auxiliam na normalização de determinada forma de viver, agir e se comportar dos sujeitos, ensinando e regulando ações também em relação ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Câmpus Pelotas

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Professora do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e da Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Coordenadora do GEECAF.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Garré, B. H., & Henning, P. C. (2017). Normalizando um certo modo de vida: aportes legais que auxiliam na fabricação do dispositivo da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 201–216. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6629

Edição

Seção

Artigos