Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental

Autores

  • Ângelo Francklin Pitanga Instituto Federal da Bahia
  • Aline Lima de Oliveira Nepomuceno Departamento de Biologia, Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Inêz Oliveira Araujo Departamento de Pedagogia, Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6692

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Práticas de Ensino. Formação de professores.

Resumo

Diante da documentada crise socioambiental e passados 40 anos da Conferência de Tbilisi, vista como um dos principais eventos sobre Educação Ambiental. O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os entendimentos e práticas de ensino de professores de química que lecionam em cursos de formação inicial e pós-graduação de uma instituição pública federal de ensino. Referenciados pela vertente crítica da Educação Ambiental e fundamentos da pesquisa qualitativa, a investigação foi conduzida de modo que, os resultados obtidos com a realização de entrevistas semiestruturas apontaram o predomínio de entendimentos conservacionistas/recursistas, e de práticas de ensino que são objetos de questionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Francklin Pitanga, Instituto Federal da Bahia

Licenciado e Mestre em Química pela UFS, Doutor em Educação pela UFS. Docente do IFBA, onde desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre: Educação Ambiental, Educação em Química Verde, Sustentabilidade, CTS2 e Formação de Professores.

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Departamento de Biologia, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Biologia UFS, Mestra em Educação (UFFRJ), Doutoranda em Educação (PPGED-UFS) e Docente da UFS, onde desenvolve pesquisas no campo da Educação Ambiental e Formação de Professores.

Maria Inêz Oliveira Araujo, Departamento de Pedagogia, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Biologia (UFS), Mestre em Educação (UFS), Doutora em Educação (USP) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Docente da UFS, onde desenvolve pesquisas no campo da Educação Ambiental e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Pitanga, Ângelo F., Nepomuceno, A. L. de O., & Araujo, M. I. O. (2017). Entendimentos e Práticas de Ensino de Professores Universitários em Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 270–289. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6692

Edição

Seção

Artigos