Relações entre ecopedagogia e a infância: um estudo sobre memórias, experiências e identidades de um professor de geografia

Autores

  • Wesley Marven de Freitas Silva Universidade de Pernambuco
  • Maria Cristina Alves de Almeida Universidade de Pernambuco
  • Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6598

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Autobiografia, Formação.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma dissertação que tem como eixo central a discussão sobre a Ecopedagogia segundo a abordagem biográfica. De modo foi realizado um estudo a partir das memórias formadoras de um professor de geografia; na intenção de discutir como que essa Ecopedagogia foi se configurando na vida deste sujeito ao longo na vida, com ênfase na infância e na formação superior. O trabalho defende uma valorização de formações mais humanas e integradas com a natureza e as diferentes formas de vida na sociedade. Além disso, chama atenção para o caráter auto-formativo da abordagem e método biográfico. O enquadramento teórico desta discussão assenta-se nas ideias de Josso (2009), Larrosa (2006), Pineau (2008), Gutiérrez (2013), Gadotti (2008), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Marven de Freitas Silva, Universidade de Pernambuco

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Mestrando em Gestão do desenvolvimento local sustentável pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Possui formação complementar em agroecologia pelo Marizá Epicentro de Cultura e Agrotecnologia (Tucano-BA). Como pesquisador apresenta experiência nos seguintes temas: Ecopedagogia, Educação ambiental vivenciada, processo biográfico e representações sociais.

Maria Cristina Alves de Almeida, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Mata Norte. Docente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Faculdade de Administração da UPE. Licenciada em Pedagogia, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Tecnologias da Informação para a Formação. Investiga a ordem discursiva para a educação que se hegemoniza na contemporaneidade com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar, Universidade de Pernambuco

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa História da Educação, Práticas Socioeducativas e Usos da Linguagem, com estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP. Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1990). Realização de Estágio docência Assistida em Psicologia Educacional, no Curso de Pedagogia na UFRN, no semestre letivo de 2010.2. Pesquisadora do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE - CELLUPE, na linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade Social e Práticas Docentes e do Grupo Interdisciplinar, Formação (Auto)biográfica e Representações Sociais - GRIFARS. Professora da Universidade de Pernambuco do campus Mata Norte, trabalhando com Formação de Professores, Linguagem na produção do conhecimento; Didática, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologias e Estágio Supervisionados.

Referências

BASINGER, Rosana. Novos Espaços da Migração no Brasil: Anos 80 e 90. 2006. Disponível em: <http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1416/novosbrasilanos80e90.pdf> Acesso em: 20 de outubro de 2016. (Tese de doutorado)

BOFF, Leonardo. A força da Ternura: Pensamentos para um mundo igualitários, solidário, pleno e amoroso. Sextame. Rio de Janeiro, 2006.

DUBAR, Claude. A Crises da Identidades: A Interpretação de uma Mutação. São Paulo: EDUSP, 2009.

FINGER, Mathias. As implicações sócio-epistemológicas do método biográfico. In:

FREIRE, Paulo, 1992. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra.

__________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

__________. Pedagogia do Oprimido. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo:Instituto Paulo Freire, 2008.

_________. Ecopedagogia e Educação para a sustentabilidade. 1998. Instituto Paulo Freire. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/det/palestra3_eco_educacao_sustentabilidade_ adotti_1998.pdf>. Acesso em: 05 de dezembro de 2015.

________. Fórum Mundial de Educação: proposições para outro mundo possível. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

________. A Carta da Terra na Educação. São Paulo: Instituto Paulo Freire: 2010.

________. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável.CLACSO, ConsejoLatinoamericano de CienciasSociales, 2001. Disponível em:<http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf.> Acesso em: 07/09/2016.

GUTIÉRREZ, Francisco. PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária.3Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

HALL, Tomaz. Identidade e Diferença: A Perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

LARROSA, Jorge. La experiencia de lalectura – estudios sobre literatura y formación. Barcelona: Alertes, 1996.

__________. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. França. 2002

__________. Pedagogia Profana. 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2006

JOSSO, Marie. A experiência de vida e formação. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2010

__________. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. 2009. Disponível em: <http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/11_josso.pdf> Acesso em: 07 de novembro de 2010.

___________. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre- RS. 2007.

NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 78-86.

SILVA, Wesley Marven de Freitas. A Ecopedagogia no contexto da formação inicial do professor de geografia. II EPEG UFPE. Recife- Pernambuco. 2015.

SILVA, Everson Melquiades. A formação do arte/educador: Um estudo sobre História de Vida, Experiência e Identidade. UFPE. Recife- Pernambuco 2010.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Freitas Silva, W. M. de, Alves de Almeida, M. C., & Souza Gaspar, M. M. G. de. (2017). Relações entre ecopedagogia e a infância: um estudo sobre memórias, experiências e identidades de um professor de geografia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(1), 108–126. https://doi.org/10.14295/remea.v34i1.6598

Edição

Seção

Artigos