A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4697Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Básica, Análise de Conteúdo.Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a Educação Ambiental (EA) na educação básica, através da análise de conteúdo de artigos publicados de 2004 a 2013 da REMEA. Esse trabalho utilizou a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica/documental e da análise de conteúdo. Observou-se que a maioria dos trabalhos utilizaram: pesquisa descritiva (24,1%); abordagem qualitativa (84,1%); formação continuada de professores (31%); temática homem/sociedade/natureza (35,1%); questionários (28,9%); multimodalidades e recursos (16,5%), e os objetivos da corrente crítica e biorregionalista (11,7%) da EA. Conclui-se que existem diversas abordagens de EA na educação básica, e espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nos setores educacionais menos trabalhados, incorporando recursos multimídia, em um processo educativo mais participativo e continuado, produzindo artigos científicos capazes de serem reproduzidos sem dificuldades.Downloads
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