A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013)

Autores

  • Vagner Ramos Dantas Universidade Federal da Paraíba. Campus Universitário I - CCEN. 58051-970, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Francisco José Pegado Abílio Prof. Dr. do Departamento de Metodologia da Educação (DME) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - CAMPUS I.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4697

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Básica, Análise de Conteúdo.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a Educação Ambiental (EA) na educação básica, através da análise de conteúdo de artigos publicados de 2004 a 2013 da REMEA. Esse trabalho utilizou a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica/documental e da análise de conteúdo. Observou-se que a maioria dos trabalhos utilizaram: pesquisa descritiva (24,1%); abordagem qualitativa (84,1%); formação continuada de professores (31%); temática homem/sociedade/natureza (35,1%); questionários (28,9%); multimodalidades e recursos (16,5%), e os objetivos da corrente crítica e biorregionalista (11,7%) da EA. Conclui-se que existem diversas abordagens de EA na educação básica, e espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nos setores educacionais menos trabalhados, incorporando recursos multimídia, em um processo educativo mais participativo e continuado, produzindo artigos científicos capazes de serem reproduzidos sem dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ramos Dantas, Universidade Federal da Paraíba. Campus Universitário I - CCEN. 58051-970, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Biólogo (licenciado) pela UFPB.

Francisco José Pegado Abílio, Prof. Dr. do Departamento de Metodologia da Educação (DME) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - CAMPUS I.

Biólogo, mestre em Zoologia pela UFPB, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR-SP, Pós-Doutor em Educação pela UFMT.

Referências

ABÍLIO, Francisco José Pegado. (Org.). Educação ambiental para o Semiárido. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

ABÍLIO, Francisco José Pegado.; SATO, Michèle. (Orgs.). Educação ambiental: do currículo da educação básica às vivências educativas no contexto do semiárido paraibano. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012.

ARAÚJO, Monica Lopes Folena.; OLIVEIRA, Maria Marly de. Formação de professores de biologia e educação ambiental: contribuições, deficiências e estratégias. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 256-273, jan./jun. 2008.

BARBOSA, Eduardo Fernandes. Instrumentos de coleta de dados em pesquisas organizacionais. Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais – EDUCATIVA. Publicação interna. 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1999. Disponível em:

< http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/lei9795.pdf >.

Acesso em: 18 maio 2014.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Bases Legais. Brasília: MEC/SEMTEC, v.1, 2000.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998a.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/SEF, v. 9, 1997.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998c.

_______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, v. 3, 1998b.

BURSZTYN, Marcel. Como escrever (e publicar) um trabalho científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: mito e realidade. Rio de Janeiro: SENAC, 1994.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Plano, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERHARDT, Tatiana Engel.; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008a.

________________. Métodos e técnicas de pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008b.

GRÜN, Mauro. A outridade da natureza na educação ambiental. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPED. 26., 2003, Poços de Caldas. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2003, p. 1-14.

HENN, Rosemeri.; BASTOS, Fábio da Purificação de. Desafios ambientais na educação infantil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 329-349, jan./jun. 2008.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. n. 118, p.189-205, 2003.

MATOS, Marilyn Aparecida Errobidarte de. et al. A educação ambiental apresentada como conceito subjacente nas dissertações do mestrado em geografia da UFMS. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS. 4., 2008. Brasília. Anais... Brasília: DF– Brasil, 2008. p. 1-8.

MINAYO, Maria Cecília de Souza.(Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. A educação ambiental e a percepção fenomenológica, através de mapas mentais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, p. 32-46, jan./jun. 2006.

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1998.

RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos.; COLESANTI, Marlene Teresinha de Muno. Educação ambiental e as novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 20, n.1, p. 51- 66, 2008.

SATO, Michèle. Apaixonadamente pesquisadora em educação ambiental. Educação, Teoria e Prática, Rio Claro, v. 9, n. 16/17, p. 24-35, 2001b.

____________. Debatendo os desafios da educação ambiental. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRÓ-MAR DE DENTRO, 1., 2001, Rio Grande. Anais... Rio Grande: Mestrado em Educação Ambiental, FURG e Pró Mar de Dentro, 2001a, p. 14-33.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle.; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Dantas, V. R., & Abílio, F. J. P. (2014). A Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise de conteúdo de artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA (período 2004 – 2013). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 177–197. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4697

Edição

Seção

Artigos