Percepções socioambientais de estudantes do Ensino Fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12312

Palavras-chave:

Rio Macaco, bacia hidrográfica, educação ambiental

Resumo

O Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS vem sofrendo diversos impactos ocasionados pela ação antrópica. Neste sentido, este artigo tem como finalidade avaliar as percepções socioambientais de alunos do 5º ao 9º ano de três escolas municipais de ensino fundamental sobre a temática microbacia do Rio Macaco, por meio de um questionário semiestruturado aplicado em diferentes regiões do município. Para a análise dos resultados foi utilizada a metodologia qualitativa de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o conhecimento dos alunos sobre a temática é inconsistente e inadequado, demonstrando a importância de uma necessária integração interdisciplinar e transversal da Educação Ambiental no contexto escolar possibilitando uma aprendizagem significativa através da inclusão de importantes temáticas, na contextualização do ensino.

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Biografia do Autor

Jeferson Rosa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências-UFRGS, Mestre em Educação Ambiental-FURG, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Especialista em Educação em Ciências - UNIPAMPA

Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Geografia, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa em ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS) estendido na Universidad de Valencia (Espanha). Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Professora Associada, classe D, nível 01 da Faculdade de Educação – FACED/UFRGS no Departamento de Ensino e Currículo, no Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO). Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Coordenou a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN– gestão 2015 – 2017.

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação, UNISINOS (2007), Mestre em Educação, UFRGS (1996), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências PUCRS (1982) e Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Soares, J. R., Costella, R. Z., & Lima Robaina, J. V. (2021). Percepções socioambientais de estudantes do Ensino Fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 315–335. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12312