Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Avaliadores
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Notícias
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2019: Edição Especial EDEA, n. 2
2019: Edição Especial EDEA, n. 2
Publicado:
2019-04-17
Editorial
Editorial
Vilmar Alves Pereira
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8920
Artigos
A Literatura de Cordel na perspectiva da Educação Estético-Ambiental: o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criticidade nos discentes dos anos iniciais
Cordel's Literature from the perspective of Aesthetic-Environmental Education: the development of reading, writing and criticality in the students of the early years
La Literatura de Cordel en la perspectiva de la Educación Estético-Ambiental: el desarrollo de la lectura, de la escritura y de la criticidad en los discentes de los años iniciales
Josineide Ribeiro da Silva, Luciana Netto Dolci, Pauline Apolinário Czarneski Rezende
4-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8872
Os Comitês de Bacia Hidrográfica, suas contribuições para a Educação Ambiental e o caso do CBH – Araguari (MG).
Hydrographic Basins Committees, their contributions to Environmental Education and the case of Araguari river (MG).
Los Comités de Cuenca Hidrográfica, sus contribuciones a la Educación Ambiental y el caso del río Araguari (MG).
João Gabriel de Paula Naves, Marlene Teresinha de Muno Colesanti
19-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8875
Tratamento de resíduos de cromo gerados nas aulas de química analítica
Treatment of chromium residues generated in analytical chemistry classes
Tratamiento de residuos de cromo generados en las clases de química analítica
Tamara Mayer Leite, Marlei Veiga dos Santos
34-47
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8876
Conhecimento sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental dos Alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Goiano - Campos Belos – GO
Conocimiento sobre Medio Ambiente y Educación Ambiental de los Alumnos de la Enseñanza Media Integrado del Instituto Federal Goiano Campos Belos – GO
Knowledge about Environment and Environmental Education of the Students of the Integrated High School of the Federal Institute Goiano Campos Belos - GO
Jeferson Rosa Soares, Denisson Neves Monteiro, Dione Iara Silveira Kitzmann
48-60
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8877
A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos Iniciais
The teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial years
La formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales
Thays Rodrigues Votto, Mauren Poriúncula Moreira da Silva
61-74
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8878
As relações de pertencimento na constituição de educadores (as) ambientais
The belonging relationships in the environmental educators' constitution
Las relaciones de pertenencia en la constitución de educadores(as) ambientales
Gessana Damasceno Gomes, Larissa Rodrigues de Oliveira, Elisabeth Brandão Schmidt
75-86
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8880
O padrão de consumo na esfera universitária: paradigma para a educação ambiental
Consumption patterns in the university sphere: Paradigm for environmental education
El patrón de consumo en la esfera universitaria: Paradigma para la educacion ambiental
Dalésio Ostrovski, Crizieli Silveira Ostrovski, Amanda Gasparin
87-102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8881
Natureza, sociedade e educação para Éliseé Reclus: Conflito, desigualdade e a necessidade da revolução como contribuição à Educação Ambiental
Nature, society and education for Éliseé Reclus: Conflict, inequality and the necessity of the revolution as a contribution to Environmental Education
Naturaleza, sociedad y educación para Éliseé Reclus: Conflicto, desigualdad y la necesidad de la revolución como contribución a la Educación Ambiental
Horacio Rodrigo Souza Rodrigues, Leonardo Leite da Cunha, Carlos Roberto da Silva Machado
103-117
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8883
Práticas educativas CTS e Educação Ambiental na problematização dos valores presentes no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico
Educational practices STS and Environmental Education in the problematization of the values present in the direction given to the scientific and technological development
Prácticas educativas CTS y Educación Ambiental en la problematización de los valores presentes en el direccionamiento dado al desarrollo científico-tecnológico
Taís Regina Hansen, Daniel Marsango, Rosemar Ayres dos Santos
118-129
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8885
A Formação do Educador Ambiental na perspectiva do educando: um estudo comparativo entre diferentes cursos de Graduação
The formation of environmental educators from the student’s perspective: a comparative study among different under graduation courses
La Formación del Educador Ambiental em la perspectiva del educando: um estúdio comparativo entre diferentes cursos de Graduación
Cindy Hellen Seixas Bonfati, Rodrigo de Cássio da Silva
130-143
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8886
Circuito Tela Verde: a experiência da mostra e o campo da Educomunicação Socioambiental
Circuito Tela Verde: the experience of the show and the field of Socio-environmental Education
Circuito Tela Verde: la experiencia de la muestra y el campo de la Educomunicación Socioambiental
Rachel Hidalgo, Gisleine Cruz Portugal, José Vicente de Freitas
144-157
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8888
Formar e Ensinar (educar) para o cuidado com o ambiente
Form and Teach (educate) to care for the environment
Formar y Enseñar (educar) para el cuidado del medio ambiente
Roque Ismael da Costa Güllich
158-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8889
Existe necessidade de discutir qualidade de vida na educação ambiental?
Is there a need to discuss quality of life in environmental education?
¿Hay necesidad de discutir calidad de vida en la educación ambiental?
Sergio Faoro Tieppo
172-183
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8890
Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamental
Possibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary education
Posibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
Ana Paula Borges Ramos Vieira, Silvana Campos Silveira Faria
184-197
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8891
Perspectiva crítica de los movimientos ambientales en Venezuela: Accionar entre el cerebro racional y reptil, en proceso de meiosis social
Perspectiva crítica dos movimentos ambientais na Venezuela: ação entre o cérebro racional e reptiliano, no processo de meiose social
Critical perspective of environmental movements in Venezuela: Action between the rational and reptilian brain, in the process of social meiosis
Carelia Hidalgo López
198-212
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8892
O neoconservadorismo e os retrocessos na agenda educacional
Neoconservatism and setbacks in the educational agenda
El neoconservadurismo y retrocesos en la agenda educativa
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
213-228
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8893
Outras formas de participação e mobilização social: a experiência criativa no Núcleo de Vigília Cidadã São João da Barra do PEA Territórios do Petróleo
Other forms of participation and social mobilization: the creative experience in the Vigil Citizen Nucleus São João da Barra of PEA Territorios do Petróleo
Otras formas de participación y movilización social: la experiencia creativa en el Núcleo de Vigilia Ciudadana São João da Barra del PEA Territorios do Petróleo
Paulo Emílio Azevedo, Marcelo Carlos Gantos
229-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8894
Territorialidades da Língua Pomerana: cultura, identidade e mundo escolar
Territorialidades da Língua Pomerana: cultura, identidade y mundo escolar
Territorialities of the Pomeranian language: culture, identity and school world
Myrna Gowert Berwaldt, Carmo Thum
244-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8912
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Knowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURG
Democratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG
Fabiane Fagundes da Fonseca, Mariana Santos Lobato Martins, Caio Floriano dos Santos
259-272
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8913
Notas sobre turismo indígena e educação Ambiental a partir de uma experiência etnográfica em andamento junto aos Mbya-Guarani em Domingos Petroline –RS
Notes on indigenous tourism and environmental education based on an ethnographic experience in progress with the Mbya-Guarani in Domingos Petroline -RS
Notas sobre turismo indígena y educación ambiental a partir de una experiencia etnográfica en marcha junto a los Mbya-Guaraní en Domingos Petroline -RS
Daciene Oliveira, Gianpaolo Adomilli, Mártin Cesar Tempass
273-286
PDF
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8914
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palavras-chave
Informações
Para Autores